Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 01.02.19 - 15h22

Prefeito Geraldo Julio: "2019 será um ano de realizações"

img_alt

O prefeito Geraldo Julio levou uma mensagem positiva para a Sessão de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal nesta sexta-feira (1º), mas destacou a manutenção do controle de despesas, com o corte de 256 cargos comissionados, como essencial para manter os serviços e realizar as entregas previstas para este ano (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
 
A Câmara Municipal do Recife iniciou os trabalhos legislativos do ano de 2019 na manhã desta sexta-feira (1º). O prefeito Geraldo Julio leu na reunião de abertura da Segunda Sessão, da 17ª Legislatura, a mensagem do Poder Executivo, destacando a garantia dos serviços públicos prestados à população e cortes de despesa para garantir as entregas que o Recife. A mensagem do Executivo ao Poder Legislativo no início de cada Sessão Legislativa está prevista no artigo 54, inciso 7º da Lei Orgânica do Município.
  
“A expectativa para 2019 é de realizações. Teremos o Hospital do Idoso, a Conde da Boa Vista, a entrega do Geraldão, o Compaz Miguel Arraes, ali na Caxangá, e a gente começa o ano com uma medida importante, com a redução de 256 cargos comissionados para podermos fazer o corte de despesas e garantirmos os serviços funcionando para a população. É importante mantermos as escolas abertas, as maternidades, as unidades de saúde, todos os serviços que a população está precisando nesse tempo de crise econômica que o Brasil tá vivendo. Vamos apertar as despesas para garantir os serviços e ações novas aqui na cidade”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.
 
O gestor também mencionou a necessidade de manter o enfrentamento da recessão econômica do Brasil e ainda a continuidade dos trabalhos de controle fiscal para a manutenção e ampliação dos serviços públicos prestados à sociedade, sem deixar de investir no Recife. O prefeito também falou das expectativas otimistas quanto à conclusão das obras encaminhadas e o constante monitoramento das metas prioritárias da gestão, permanecendo no compromisso com a redução das desigualdades sociais, inclusão, proteção e promoção de direitos políticos, sociais, econômicos, ambientais e culturais
 
Na leitura da mensagem, o prefeito Geraldo Julio fez a prestação de contas para a Câmara Municipal do Recife dos projetos e ações executadas pela Prefeitura do Recife em 2018. Entre outras iniciativas, o prefeito falou do Licenciamento Digital, que diminuiu em 91% o tempo de análise dos alvarás e licenças urbanísticas, melhorando o ambiente de negócios da cidade, com efeito positivo na geração de emprego e renda. Na área da educação, destacou o Programa Novo Clima, que climatizou 143 unidades de ensino, sendo 90 em 2018, e chegou ao índice de 70% de climatização completa na rede de ensino, o Ondatec, o Robótica nas Esoclas e o Brinqueducar. O prefeito destacou também o resultado positivo no IDEB da rede municipal do Recife, a que mais cresceu entre as capitais brasileiras.
 
O ano de 2018 também foi de grandes investimentos na requalificação física das unidades de saúde. Entre 2013 e 2018 foram mais de R$ 39 milhões, sendo realizadas mais de 670 intervenções entre requalificações, manutenções e construções.Foram investidos mais de R$ 1,9 milhões em 104 Unidades de Saúde. Além disso, o gestor comentou que 2018 foi um ano onde foi executado um conjunto de políticas públicas e ações para promoção da cidadania, incentivo à cultura de paz e prevenção da violência, tendo unidades do COMPAZ como referência, e ainda reformas em Casas de Acolhida e a criação da Brigada Maria da Penha, que tem o objetivo de garantir o atendimento humanizado às mulheres em situação de violência.
 
O prefeito destacou ainda que, a primeira unidade pública de saúde veterinária do Norte/Nordeste, o Hospital Veterinário do Recife chegou a mais de 43 mil atendimentos. Esporte, Turismo e cidadania também foram mencionados no discurso do prefeito Geraldo Julio que afirmou. “Incentivar e promover a relação das pessoas com a cidade continua como uma das principais diretrizes em busca de melhor qualidade urbana e ambiental”, e concluiu 
 
O gestor municipal também comentou o bom relacionamento com a Câmara Municipal do Recife e enfatizou o bom trabalho que deverá existir acima de eventuais diferenças políticas. “Teremos um ano intenso para mobilizar as melhores energias em busca do melhor para nossa cidade e para o nosso povo. Aproveito para agradecer a relação mantida com essa Câmara de Vereadores, através dos representantes eleitos. Não tenho dúvida de que poderemos defender o interesse público respeitando as eventuais diferenças de visão e de propostas, mas comprometidos com um objetivo comum a todos: o bem do Recife”. Para o ano de trabalho no legislativo, o prefeito destacou a discussão e votação do Projeto de Lei do Plano Diretor do Recife como um importante debate que vai acontecer na Casa de José Mariano.