Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 01.02.23 - 12h08

Quarta-feira de prévias abre fevereiro com Acerto de Marcha e Maracatu

img_alt

Eventos pré-carnaval seguem até o próximo dia 16 de fevereiro; toda a programação está disponível em carnavaldorecife.com. (Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação)


O pontapé inicial de fevereiro será de muito lirismo em meio à folia no Pátio de São Pedro. Dando sequência às prévias carnavalescas oferecidas pela Prefeitura do Recife, o local abriga, a partir das 18h desta quarta-feira (01), mais um Acerto de Marcha. Já no Pina, no mesmo horário, o Maracatu Nação Porto Rico sedia ensaio para o espetáculo Tumaraca - Encontro das Nações, que irá encerrar as prévias no dia 16 de fevereiro. Todo o calendário de prévias pode ser conferido neste link: https://www.carnavaldorecife.com/

Desfilarão no Pátio de São Pedro, a partir das 18h, cinco blocos: Bloco Carnavalesco Lírico Com Você No Coração, Bloco Das Ilusões, Bloco Carnavalesco Misto Batutas De São José, Bloco Confete E Serpentina e Bloco Folguedos De Surubim. No palco, as bandas de pau e corda prometem embalar os foliões dos carnavais saudosos enquanto os flabelos dançam no ar e os corais evocam toda a nostalgia dos blocos líricos. 

Na rua Eurico Vitrúvio, no Pina, os tambores do Maracatu Nação Porto Rico se reúnem também a partir das 18h para o ensaio do Tumaraca - Encontro das Nações. A agremiação será acompanhada pelo Coral Voz Nagô e é um dos 13 ensaios que acontecerão nas comunidades para a preparação do Tumaraca que, este ano, homenageia os 30 anos do Manguebeat e irá contar com convidados especiais em show no Marco Zero no dia 16 de fevereiro como Gilmar Bola 8, Gabi da Pele Preta e Sandra de Sá.

Mais prévias - Nos dias de fevereiro que antecedem a folia oficial, há opções para todos os amantes da legítima folia recifense. No dia 03 de fevereiro, o Carnaval inclusivo, onde cabem todos, todas e todes contará com o Carnaval Sem Barreiras, destinado a pessoas com deficiência e que fará folia na Praia de Boa Viagem. O público acima de 60 poderá curtir o Baile Municipal da Pessoa Idosa, no Classic Hall, no dia 14 de fevereiro. A população LGBTQIA+ fará sua festa própria na rua da Moeda, com o Palco da Diversidade, no dia 16 de fevereiro, data quando o Bloco Nem Com Uma Flor também sai às ruas do Bairro do Recife, pregando o amor e o fim da violência contra as mulheres. 

Toda a programação do Carnaval do Recife 2023 pode ser conferida em carnavaldorecife.com. Caso queira acessar o banco de fotografias, o link é: flickr.com/photos/prefeituradorecife. Para o acervo de vídeos das últimas edições, o caminho é a TV Conecta Recife, em bit.ly/tvconectarecife

 

SERVIÇO 

Data: 01/02, quarta-feira 

– Pátio de São Pedro - Acerto de Marcha  

– Rua Eurico Vitrúvio, Pina - Ensaios - Porto Rico (Tumaraca) 

 

Calendário completo dos acertos de marcha: 

01/02/23, Quarta-feira 

- Bloco Carnavalesco Lírico Com Você No Coração 

- Bloco Das Ilusões 

- Bloco Carnavalesco Misto Batutas De São José 

- Bloco Confete E Serpentina 

- Bloco Folguedos De Surubim 

 

02/02/23, Quinta-feira 

- Bloco Carnavalesco O Bondinho 

- O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico 

- Bloco Lira Do Carpina 

- Bloco Lírico Flores Do Paulista 

- Bloco Amante Das Flores De Camaragibe 

 

08/02/23, Quarta-feira  

- Bloco Flor Do Tamarindo 

- Bloco Compositores E Foliões 

- Bloco Edite No Cordão 

- Bloco Das Flores 

- Bloco Lírico Sempre Feliz 

09/02/23, Quinta-feira 

- Bloco Flor Do Euclipto De Moreno 

- Bloco Flores Do Capibaribe 

- Bloco Lírico Eu Quero Mais 

- Bloco Verde Linho 

- Bloco Lírico Pierrot De São José 

 

16/02/23, Quinta-feira 

- Orquestra Evocações 

- Bloco Da Saudade 

- Bloco Carnavalesco Lírico Cordas E Retalhos 

- Bloco Carnavalesco Misto Flor Da Lira De Olinda 

- Bloco De Pau E Corda Flor Da Lira Do Recife