Palestra discute gênero e enfrentamento da violência contra as mulheres
A gerente de Temáticas da Secretaria Municipal Especial da Mulher, Liliana Barros, ministrou, na tarde desta quinta-feira (01), palestra sobre gênero e o enfrentamento da violência contra as mulheres para uma plateia formada por pessoas que cumprem medidas sócioeducativas. O evento, realizado no auditório do Fórum do Recife, na Ilha Joana Bezerra, foi promovido pela Vara de Execução de Penas Alternativas. As atividades são alusivas ao 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Destinada a 950 pessoas, a atividade foi subdividida em quatro grupos, dois de manhã e dois à tarde. Oitenta e cinco por cento do público era formado por homens, e apenas 15% constituído por mulheres. À tarde, Liliana apresentou alguns trabalhos da Secretaria Especial da Mulher, além de conceitos, causas e tipos de violência contra o gênero. “Participar de uma ação como esta é muito gratificante, pois a maioria dos ouvintes é formada por homens e, muitas vezes, eles é que são os agressores. Normalmente, nosso público é formado por mulheres”, disse. Segundo a gerente, algumas das poucas mulheres que participaram se identificaram e procuraram ajuda.
De acordo com a advogada do Centro de Referência Clarice Lispector, Jamyle Inácio, é importante promover o debate. “É preciso que as pessoas saibam os tipos de violência sofridos pela mulher para que o problema seja visualizado e resolvido. A população precisa conhecer, também, os serviços de apoio oferecidos, como o Centro e a Casa Abrigo Sempre Viva”, declarou.
G. S. O, de 23 anos, estava na plateia e declarou achar importante a iniciativa. “Discutimos como lidar com a questão da violência. Não sabemos de muita coisa, como os tipos de violência, por exemplo. É a primeira vez que assisto a uma palestra sobre o tema”, garantiu. Ainda nesta quinta-feira (02), acontece o Encontro de Mulheres Evangélicas da Igreja Batista Nacional, em Água Fria (Região Político-Administrativa 2). O evento foi agendado pelo Fórum Temático de Mulheres do Orçamento Participativo. A titular da Secretaria Especial da Mulher, Rejane Pereira, fará uma explanação sobre as conquistas e os direitos das mulheres, e a importância da emancipação política do segmento feminino.
Centro de Referência Clarice Lispector – O Centro de Referência Clarice Lispector tem como objetivo acolher, informar, orientar e apoiar a mulher em situação de violência doméstica e sexista com as providências que se fazem necessárias a cada caso. O Centro dispõe de uma equipe multidisciplinar de profissionais, além de atendimento gratuito pelo Disque-Orientação: 0800 2810107, com plantão 24 horas. O endereço é Rua Bernardo Guimarães, nº 470, Boa Vista – Recife.