NOTÍCIAS

Cultura | 01.03.13 - 15h35

Seda realiza operação para orientação e apreensão de chicotes

A Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (Seda) realizou, na última quarta-feira (27), a operação piloto "Água sim, chicote não", com a finalidade de vistoriar os carroceiros que utilizam tração animal em seus veículos. O ponto escolhido para instalar a blitz foi a Rua 21 de Abril, que corta os bairros de Afogados, Mustardinha e San Martin, área onde se concentram diversos armazéns de construção que costumam contratar carroceiros para serviços de entrega e recolhimento de material.

A ação conjunta, contou com o apoio da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) e da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), responsáveis pela blitz. Além de receberem orientações sobre os cuidados com o animal, os condutores tiveram apreendidos os chicotes usados para espancar cavalos e jumentos.

O secretário-executivo Rodrigo Vidal acompanhou pessoalmente a primeira ação de sua pasta. “Temos como um dos objetivos centrais implementar uma lei que proíba o tráfego de veículos com tração animal no Recife, claro, com um planejamento para que esses carroceiros tenham outras fontes de renda. Enquanto esta lei não é aprovada vamos orientar, educar e fiscalizar a atividade, recolhendo os chicotes", garantiu Vidal.

A equipe designada para a operação incluiu médicos veterinários que analisaram as condições de saúde dos equinos. Entre os carroceiros abordados foram constatados casos de maus tratos, cargas excessivas, falta de água e comida. A partir daí, os proprietários dos animais foram instruídos sobre melhores tratamentos. O secretário-executivo de Direitos dos Animais lembrou que o bem animal é um direito. Outra operação no mesmo sentido está prevista para a primeira semana de março, em local e datas ainda não definidos.