Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.03.21 - 19h42

Prefeitura confirma entrada Recife em consórcio para compra de vacinas

O grupo reunirá 100 cidades, entre capitais e municípios de médio porte, para a aquisição dos imunizantes

 

Seguindo o compromisso de salvar vidas, o prefeito do Recife João Campos firmou, nesta segunda-feira (1º), uma parceria com municípios brasileiros para a criação de um consórcio junto à Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para aquisição de vacinas contra o novo coronavírus. O grupo reunirá cerca de 100 prefeituras, entre capitais e cidades de médio porte. 

“Infelizmente, o Brasil vive um dos momentos mais desafiadores desde o início da pandemia. Nós temos assistido Brasil afora o crescimento do número de casos leves e graves da covid-19, infelizmente, não tem sido diferente aqui no Recife. Desde o início, o Recife escolheu salvar vidas. Agora a ação mais efetiva que nós podemos fazer é uma vacinação com segurança e com velocidade para todos os recifenses. Por isso, aqui hoje eu anuncio que nós firmamos a parceria com a FNP, a Frente Nacional dos Prefeitos, para fazer parte do consórcio que poderá adquirir vacinas para as cidades brasileiras”, comunicou João Campos. 

O prefeito destacou como a opção pelo cadastramento e agendamento digital contribuíram para que o Recife alcançasse a vacinação de forma rápida e eficiente. “Nós temos o compromisso de fazer a vacinação da forma mais organizada, responsável e ágil possível. Fizemos ela 100% digital e isso possibilitou que o Recife fosse uma das primeiras cidades do Brasil a começar a vacinação das pessoas com mais de 75 anos de idade. Hoje temos milhares de profissionais de saúde vacinados e  mais de 65% da população com mais de 75 anos de idade vacinada aqui no Recife.”

Nesta segunda, a FNP realizou a primeira reunião sobre a criação do consórcio público para a compra de vacinas. O prefeito João Campos participou do evento e  assinou a manifestação de interesse para integrar o grupo. Na próxima sexta-feira (5), a frente enviará um texto-base para que todos os gestores possam preparar seus projetos de lei e enviá-los à Câmara de Vereadores. O projeto que formaliza o ingresso da gestão no consórcio precisa ser aprovado pelos parlamentares até o próximo dia 19 de março.

Além da vacinação, o prefeito do Recife reafirmou o compromisso da gestão em cuidar dos recifenses neste momento difícil. “Nós também estamos olhando para as consequências socioeconômicas da pandemia. Foi assim que a gente criou o AME, o Auxílio Municipal Emergencial do Carnaval, que fizemos ações com parceiros do Transforma Recife para distribuição de cestas básicas para trabalhadores informais do Carnaval do Recife. É assim que a gente também pode celebrar no dia de hoje a lei do Crédito Popular do Recife, aprovada pela Câmara de Vereadores.” 

O prefeito ainda destacou a importância da adoção das medidas restritivas anunciadas pelo Governo do Estado nesta segunda-feira. “Nós temos o compromisso de poder salvar vidas. O Governo do Estado de Pernambuco anunciou hoje medidas restritivas que visam preservar as vidas dos pernambucanos e dos recifenses. As decisões não são fáceis, mas, sim, decisões necessárias para salvar vidas. Vamos juntos, com muita responsabilidade, cada um fazendo a sua parte, mantendo o distanciamento social e podendo intensificar a vacinação do Recife. Juntos vamos vencer a pandemia e poder olhar para o futuro, sim, com esperança de que dias melhores virão.”