Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 01.03.23 - 18h52

Quadra na comunidade do Coque recebe intervenções do ProMorar

img_alt

A Prefeitura do Recife, através de uma parceria entre o ProMorar Recife e a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, promoveu a revitalização da quadra localizada embaixo do Viaduto Capitão Temudo, na comunidade João Paulo II, localizada dentro da comunidade no Coque. (Foto: Divulgação)
A Prefeitura do Recife, através de uma parceria entre o ProMorar Recife e a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, promoveu a revitalização da quadra localizada embaixo do Viaduto Capitão Temudo, na comunidade João Paulo II, localizada dentro da comunidade no Coque. Através da escuta ativa e dinâmicas de cocriação realizadas na área, o espaço ganhou pintura do piso e arte urbana nos pilares. A comunidade receberá o novo espaço nesta quinta-feira (02), a partir das 15h.
 
Na ocasião serão realizadas aulinhas de futsal, circuito de brincadeiras e contação de histórias com a criançada. O espaço é usado para jogos de futebol de grupos de crianças e adultos, festas de aniversário, atividades comunitárias e até mesmo celebrações de casamento e batizado de moradores. Agora a quadra está de cara nova, com base nas sugestões e ideias da população. Vale salientar que essa é uma ação de curto prazo do ProMorar, enquanto os projetos de infraestrutura para a comunidade são debatidos junto com os moradores.    
 
A escolha das intervenções urbanas foi feita por crianças, jovens e adultos que frequentam a quadra. A arquiteta e urbanista Laís Morais, da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, foi responsável por elaborar e aplicar os processos de cocriação e colaboração para que os desejos dos frequentadores do espaço se tornassem realidade. “Entendemos que essa quadra é muito importante para a comunidade e, por isso, realizamos essa intervenção que integra as primeiras atividades do Programa ProMorar na localidade”, explica Laís.
 
Em um primeiro momento, foram utilizados quatro cartazes com a planta baixa da quadra, onde em cada um havia uma proposta de combinação de cor que poderia ser escolhida para a pintura do piso. As cores mais votadas foram a vermelha e a verde, que hoje dão vida e alegria para a prática esportiva. 
 
Já em outra cartolina branca estava escrito “Faça sua arte”, onde as crianças puderam escrever e/ou desenhar o que elas gostariam de ver nos pilares que rodeiam o espaço. Em seguida, os artistas Luciano Ferreira e Almir Oliveira fizeram croquis para validar a arte com as crianças. 
 
Foi assim que a quadra João Paulo II ganhou quatro painéis de arte urbana. Dois deles homenageiam Marta e Pelé, conhecidos como a rainha e o rei do futebol, onde cada um está situado em um pilar diferente. Os outros dois pilares foram pensados para representar as crianças da comunidade e a paixão pelo futebol, onde um menino com a camisa de um time local segura uma bola enquanto olha para o outro pilar que contém a pintura de camisas dos times escolhidos pela população.
 
PROMORAR - A próxima etapa do ProMorar na comunidade João Paulo II será a realização de oficinas participativas com moradores e moradoras para construção do projeto de requalificação urbana para o local. Nesses encontros a comunidade irá apresentar as necessidades da área não só de infraestrutura, mas também sociais e econômicas.
 
O ProMorar é um programa da Prefeitura do Recife que irá melhorar as condições de vida de 40 comunidades da capital pernambucana com obras de infraestrutura, incluindo as áreas mais atingidas pelas chuvas de maio do ano passado. Serão investidos R$ 1,3 bilhão financiado por meio de operação de crédito firmada entre a Prefeitura do Recife e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
 
Entre as ações previstas estão obras que visam a redução do risco de inundações e deslizamentos de terra em áreas de morro, o reassentamento de famílias que residem em locais de risco ambiental e urbanização integrada de comunidades de interesse social. Também serão realizadas obras de macrodrenagem para o melhor escoamento das águas das chuvas, além do alargamento da calha e dragagem de rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó.
 
Um dos alvos principais do ProMorar é reduzir o déficit habitacional e dar condições dignas de habitabilidade para a população de baixa renda do município. Para isso, além de reformar domicílios e entregar novas unidades de moradia, o ProMorar prevê um projeto de implantação integrada de infraestrutura básica, como requalificação de ruas e passeios, pavimentação e drenagem, saneamento básico, equipamentos públicos de interesse social, áreas de convivência e lazer, dentre outras intervenções.