NOTÍCIAS

Cultura | 01.04.12 - 11h16

Hora do Planeta é marcada por ações na Jaqueira e no prédio da Prefeitura

O Recife foi uma das 23 capitais a aderir ao movimento mundial. Luzes do edifício-sede e do Parque da Jaqueira foram desligadas para lembrar o aquecimento global
 
A Prefeitura do Recife apagou as luzes de seu edifício-sede, Palácio Antônio Farias, na noite deste sábado (31), durante 60 minutos, em adesão ao movimento Hora do Planeta, criado

[caption id="attachment_15794" align="alignleft" width="334" caption="Edifício-sede da Prefeitura apagado, durante 60 minutos, em adesão ao movimento Hora do Planeta. Foto: Inaldo Lins"][/caption]

pela ONG WWF. Outra atividade para marcar o evento mundial aconteceu no Parque da Jaqueira com agentes da Secretaria de Meio Ambiente. As ações visam discutir o aquecimento global e suas conseqüências e ocorreram entre as 20h30 e 21h30 em 23 capitais do Brasil que fizeram parte do ato mundial.

No Parque da Jaqueira, localizado no bairro de mesmo nome, Zona Norte do Recife, a PCR, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou ato simbólico no qual, durante cerca de 30 minutos, as luzes foram apagadas. Funcionários da Semam distribuíram velas para quem participou da ação. Houve, ainda, exibição de vídeos que tratavam sobre a conscientização para a conservação do planeta.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues, a participação no movimento mostra que a gestão do prefeito João da Costa está preocupada com o presente e o futuro do planeta, além de servir de bom exemplo para outros municípios de Pernambuco. “A campanha é mundial com relação à mudança climática. A nossa discussão é tentar conscientizar as pessoas com relação ao consumo e economia da energia”, declarou o gestor.

Levando o sobrinho de seis anos, Eliane Araújo, fez questão de participar do ato simbólico. “Acho bastante importante fazer esse tipo de trabalho de conscientização, principalmente com as crianças. Devemos pensar no planeta como nós somos e conscientizar os mais novos desde cedo, para que eles passem esse conhecimento adiante”, afirmou.

Ações diárias - O engajamento da gestão municipal na diminuição do consumo de energia acontece todos os dias, com uma série de ações que são desenvolvidas com o objetivo de evitar o desperdício e, desta forma, contribuir para o combate aos problemas relacionados às mudanças climáticas e ao aquecimento global. Uma dessas ações é o desligamento do ar-condicionado central a partir das 17h. O equipamento é considerado um dos que mais consomem energia no prédio.

Hora do Planeta – A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as luzes durante sessenta minutos.