NOTÍCIAS

Cultura | 01.04.13 - 20h04

Consulta Pública organizará sugestões para o Pacto Pela Vida do Recife

[caption id="attachment_32892" align="aligncenter" width="680"] Geraldo Julio: “Cada secretário terá seu papel para construirmos uma política ainda mais democrática de prevenção à violência".
(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O Pacto Pela Vida do Recife começou a ser elaborado na tarde desta segunda-feira (1º) durante reunião do secretariado comandada pelo prefeito Geraldo Julio no auditório da Central do Artesanato, no Marco Zero, para definir as atividades preparatórias de uma consulta pública sobre o tema. O encontro será realizado no próximo sábado (6), a partir das 8h, no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, na Madalena, com a meta de organizar as sugestões que integrarão o programa de enfrentamento à violência da Prefeitura. São esperadas 300 pessoas na consulta pública, entre estudiosos da área e representantes de governos e da sociedade civil.

Na reunião do secretariado, o prefeito ressaltou que a questão da segurança pública será tratada como prioridade na atual gestão. “Após a escuta à sociedade, cada secretário terá seu papel para construirmos uma política ainda mais democrática de prevenção à violência. Todas as ações vão se somar aos nossos compromissos já pactuados no programa de governo, como a implantação de 400 câmeras de monitoramento e o aumento de efetivo da Guarda Municipal”, destacou Geraldo Julio. Participaram do encontro 27 integrantes do primeiro escalão da PCR, entre secretários, secretários-executivos e chefes de gabinete.



A consulta pública de sábado será dividida em seis salas temáticas, que abordarão aspectos de responsabilidade do Poder Público municipal e que podem contribuir com a redução da criminalidade na cidade. Cada sala será monitorada por um secretário, que irá expor as ações já definidas pela PCR e receber as sugestões dos participantes do evento.

As temáticas abordadas no encontro serão: Educação, Qualificação Profissional e inovação; Participação Popular, Governança, Controle Social e Sustentabilidade; Políticas Afirmativas e Recuperação de Situação de Risco; Controle Urbano, Mobilidade e Infraestrutura; Integração de Políticas Públicas e Sistemas de informação; e Cidade Saudável.

“É um grande acontecimento ter um prefeito que assume a questão da segurança. E existe muito que pode ser feito, como melhoria na iluminação pública, controle urbano e oferta de cursos profissionalizantes para jovens, que são as maiores vítimas da violência no Recife”, argumentou o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.

DADOS - No ano passado, 598 pessoas foram assassinadas no Recife. Do total de homicídios, 85% foram cometidos com arma de fogo. Entre as principais motivações estão atividades criminosas e conflitos na comunidade.