NOTÍCIAS

Cultura | 01.04.14 - 12h43

Ibura ganha a sétima Academia Recife

[caption id="attachment_45020" align="alignleft" width="680"] Prefeito inaugurou equipamento, que funcionará ao ar livre e de forma gratuita a partir desta terça-feira (1º). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Um dia após inaugurar a Academia Recife da Jaqueira, o prefeito Geraldo Julio entregou à população a unidade do Ibura, a sétima erguida pela Prefeitura do Recife - serão 12 até julho. Situada na Praça Maria de Sampaio Lucena, conhecida com Praça do Escorrego, na Avenida Pernambuco, a academia já começa a funcionar nesta terça-feira (1º), a partir das 5h30.

Além de construir a Academia Recife, que é totalmente gratuita, a Prefeitura também requalificou a praça, que ganhou nova iluminação, reforma dos brinquedos e dos bancos do espaço público, em uma obra que durou menos de 15 dias. A nova Academia Recife que completa o espaço tem uma estrutura de quase 250m² e conta com equipamentos modernos e todos em aço inoxidável, resistentes tanto ao sol quanto à chuva.

"Entregamos hoje uma unidade que vai ajudar as pessoas a cuidarem da saúde. O serviço público é muito acostumado a tratar da doença. Aqui, estamos cuidando da prevenção. A Academia Recife é isso: um equipamento de qualidade, ao ar livre e erguido em ambientes agradáveis. A praça está toda recuperada e o Ibura já pode contar com esse projeto inovador", afirmou Geraldo Julio.


O horário de funcionamento da Academia Recife é de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 9h30, e das 17h às 21h. Aos sábados, o espaço funciona das 6h às 10h. Os interessados em praticar exercícios precisam se cadastrar previamente, devendo apresentar original e cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Nenhuma taxa será cobrada.

[caption id="attachment_45019" align="alignleft" width="680"] A nova Academia Recife tem estrutura de quase 250m² e conta com equipamentosresistentes tanto ao sol quanto à chuva. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

No ato da inscrição, o aluno preenche um questionário médico que deve nortear as atividades recomendadas e sugeridas pelos educadores físicos. Aqueles que tiverem alguma doença diagnosticada, ou alguma pré-enfermidade, deverão apresentar um atestado de saúde comprovando a aptidão física para realizarem os exercícios.

Para Vera Lúcia, presidente da Associação de Moradores do UR-01, a academia trará uma nova rotina para a comunidade. "O espaço está bonito, com a praça recuperada e uma nova iluminação. Teremos mais segurança com as pessoas circulando. Vamos melhorar nosso cotidiano não só com a saúde, mas com a diminuição da violência também", pontuou.

"As academias Recife são um sucesso no número de participantes; algumas chegam até a dois mil inscritos. É um novo conceito de saúde que a PCR traz para a cidade. Uma estrutura que não deixa a desejar a nenhum outro equipamento do tipo", explicou o secretário municipal de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.


MAIS AÇÕES - O prefeito do Recife listou outras ações que a gestão levará para o Ibura, a exemplo de uma UPA Especialidade, uma intervenção no Canal do Rio da Prata, o alargamento da Avenida Dois Rios e mais 14 unidades de saúde que serão construídas no bairro.