NOTÍCIAS

Cultura | 01.04.14 - 17h20

Prefeito reforça planejamento estratégico que pense o Recife do futuro

[caption id="attachment_45040" align="alignleft" width="680"]

No evento de lançamento das diretrizes do plano Pernambuco 2035, o prefeito detalhou o Recife 500 anos, projeto da PCR que segue na mesma linha. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)


[/caption]

O prefeito Geraldo Julio participou, na manhã desta terça-feira (1º), no auditório do Banco Central, do lançamento das diretrizes do programa Pernambuco 2035 - Plano Estratégico de Desenvolvimento de longo Prazo, do Governo do Estado. Na ocasião, o gestor ressaltou a importância da aplicação de uma olhar estratégico pelas administrações públicas e destacou o Recife 500 anos, projeto da PCR que segue na mesma linha de integração do espaço urbano através das dimensões social, econômica e ambiental.

"Já na construção do nosso programa de governo cravamos que iríamos fazer um planejamento de longo prazo para o Recife tendo como referencial o ano de 2037, quando a cidade completará 500 anos. E já começamos a fazer esse plano no primeiro ano de governo, abordando os temas mais pertinentes ao Município; sempre procurando o olhar estratégico, discutindo e preparando uma política pública para garantir sustentabilidade à nossa cidade", pontuou Geraldo Julio.

A iniciativa do Recife 500 anos compreende uma série de intervenções, com execuções de médio e longo prazos, que já começaram a ser desenhadas privilegiando a inovação e a sustentabilidade. A construção do projeto tem se dado a partir de debates plurais envolvendo os diversos segmentos da sociedade sobre inclusão social e desenvolvimento humano, espaço urbano e mobilidade, desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental e serviços públicos.

Segundo o prefeito, esta é uma atitude que permite vislumbrar o futuro da cidade. "No Recife, queremos ter um planejamento que possa pensar a economia daqui a alguns anos, e, sobretudo, a inclusão social. Uma economia que possa pensar a sustentabilidade, pensar questões urbanas. Felizmente, já tivemos avanços no primeiro ano do nosso governo", ressaltou Geraldo.

O prefeito citou o Parque Linear do Capibaribe - Caminho das Capivaras. Por meio da iniciativa, a PCR vai construir calçadas, ciclovias, passarelas, pontes para pedestres e áreas de verde e lazer ao longo das margens do Rio Capibaribe. O projeto executivo será elaborado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e deve ser concluído em junho deste ano.

Outras ações também integram o conceito de planejar o Recife de uma forma que o cidadão volte a vivenciar a cidade e suas potencialidades. É o caso do selo Recife, cidade das pessoas, que propõe o reordenamento urbano resgatando o sentimento de pertencimento do cidadão do Recife a partir de iniciativas como o Recife Antigo de Coração, Eu amo meu bairro, e o recente projeto Passeio Rio Branco, que transformará a avenida Rio Branco, no Recife Antigo, em uma alameda para o uso prioritário de pedestres e modais não motorizados, como bicicletas.

PERNAMBUCO 2035 - No evento de lançamento das diretrizes do Pernambuco 2035, o governador Eduardo Campos e o secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Frederico Amancio, apresentaram o diagnóstico estratégico para o planejamento de longo prazo do Estado. O projeto inclui as tendências, possibilidades, aspirações e cenários relativos ao futuro de Pernambuco.