NOTÍCIAS

Cultura | 01.04.15 - 10h02

Oficinas pedagógicas capacitam professores para promover a educação ambiental nas escolas

Ciclo de atividades aconteceu nesta segunda (30) e terça (31), envolvendo mais de 140 profissionais. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

O coordenador da ONG paraense No Olhar, Marcos Wilson, proferiu palestra, na tarde desta terça (31), para professores de seis escolas municipais da Zona Sul. O encontro aconteceu no Instituto JCPM, no Pina, com o objetivo de capacitar os profissionais para promover a educação ambiental nas salas de aula. A atividade fez parte do projeto Cultura Ambiental nas Escolas, iniciativa do JCPM e Shopping Rio Mar, com apoio da Prefeitura do Recife e da Tetra Pak.

"O nosso foco são os professores, porque eles são multiplicadores, tendo um grande papel na sociedade, lidando com os estudantes. Esses estudantes de hoje precisam dessa informação, mas não informação apenas teórica", afirmou Marcos Wilson. De acordo com ele, é fundamental encontrar o canal certo para se comunicar com os estudantes, ensinado a maneira correta de aplicação dos recursos sustentáveis e incentivando cada aluno a ser um multiplicador de informações.

Tendo como público alvo os professores, as oficinas pedagógicas - realizadas na segunda (30) e na terça (31) - tiveram como propósito repassar o conteúdo necessário para os docentes e motivá-los a transmitir o conhecimento adquirido aos seus alunos. Nos dois dias de capacitação, mais de 140 professores assistiram à palestra e adquiriram Kits Sustentáveis para aplicar em suas aulas tudo o que foi ensinado.

"É muito interessante falar sobre reciclagem. A partir do momento em que estamos aqui aprendendo tantas coisas novas, percebemos que não sabemos tudo" relata a professora Maria Josefina, da Escola Novo Pina. No final da palestra, os professores tiveram a oportunidade de conhecer o espaço do Shopping Rio Mar Recife onde são realizadas as reciclagens, conhecendo o processo que transforma resíduos coletados em papel.

Enquanto os professores participaram da capacitação, os alunos das escolas municipais Engenheiro Henoch Coutinho de Melo, Engenheiro Umberto Gondim, Novo Pina, Oswaldo Lima Filho, Poeta João Cabral de Melo Neto e Professor Solano tiveram, nos dois dias, aulas externas, com apoio do NAC (Núcleo de Atividades Culturais). As atividades incluíram o Circuito das Pontes do Recife e uma peça sobre o Movimento Armorial, exibida na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena.