NOTÍCIAS

| 01.04.15 - 16h28

Vigilância Sanitária fiscaliza Mercado de Afogados na Operação Pescado

A Operação Pescado, realizada pela Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife em parceria com o Procon, esteve nesta quarta-feira (1º) no Mercado de Afogados, para fiscalizar a venda de mercadorias para a Semana Santa. Nenhum box foi interditado, mas muitos permissionários foram notificados por causa de irregularidades encontradas pelos fiscais. A Operação Pescado segue até a próxima sexta-feira em supermercados, mercados públicos, mercadinhos e peixarias do Recife.

Eles encontraram problemas com a conservação dos alimentos; falta de limpeza das instalações, utensílios e equipamentos; e ausência dos equipamentos de proteção individual dos funcionários.

Para a gerente de Vigilância Sanitária do Distrito Sanitário V, Ilma Nascimento, o órgão acompanha de perto o comércio do local. “Temos feito capacitações com os comerciantes, ultimamente, e percebemos que os ajustes estão sendo feitos, mas é preciso mais cuidados com a higienização, conservação e manipulação dos pescados”, observou Ilma. “Existe um descuido também com o uso da luva de aço do trabalhador e da limpeza da serra no corte do peixe”, acrescentou.

Outros termos de notificações, referentes à remoção de entulhos e a proibição de utensílios de madeira e/ou danificados, foram emitidos no estabelecimento. Segundo a dona de casa Maria Conceição da Silva, o trabalho da Vigilância Sanitária deixa a família toda mais tranquila na hora de escolher os peixes que serão consumidos. “Tenho crianças em casa, e sei que uma infecção com esse tipo de comida pode ser fatal”, falou Maria.