Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 01.04.16 - 15h40

Os vários significados do Cariri em exposição no Museu Murillo La Greca

Artista viajou por três estados para compor a mostra que traz  paisagens, coisas, e identidade de um povo.

Um simples vocábulo, vários significados. O Museu Murillo La Greca, no bairro de Parnamirim, recebe nesta quarta (6), às 19h, a exposição A Palavra Vista por Dentro, do artista plástico Carlos Melo, trazendo os mais variados significados da palavra Cariri. Uma língua, uma tribo, um lugar, são exemplos de como e onde ela habita. A mostra é resultado de uma expedição realizada pelo autor, nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará, regiões onde o termo tem uma forte ligação.

Para montar a exposição, Carlos Melo utilizou três formatos: fotos, vídeo e performance. O registro fotográfico revela ao público momentos da passagem do artista pelos três estados por onde realizou sua expedição. Os visitantes também poderão assistir ao vídeo "Emissão" com duração de onze minutos. A produção narra o Manifesto do Rio Negro, do crítico de arte francês Pierre Restany. O artista dubla o texto, narrado pela voz da atriz Renata Sorrah, convidada para ilustrar a idéia de que alguém de fora, no caso, o crítico françês Pierre Restany, olhe e se lance sobre questões ambientais relacionadas à Amazônia.

Carlos Melo ainda faz uma performance de câmara encenando a quebra da polissemia da palavra Cariri. "Tento mostrar que a polissemia não existe mais, uma vez que o que sobrou dela são resquícios de uma cultura que se aniquilou com o tempo" diz, Melo. A ligação entre homem e natureza, como se dá esse processo de interação, é uma outra questão levantada pelo autor na exposição.

A expo A Palavra Vista por Dentro, que foi um dos projetos contemplados pelo Edital de Artes Visuais da Prefeitura do Recife, fica em cartaz até o dia 8 de maio. As visitações são de terça à sexta das 9h às 17h, sábados e domingos das 14h às 17h.

 

SERVIÇO

 

Exposição:


Cariri - A Palavra Vista por Dentro

Museu Murillo de La Greca, 366 Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, Parnamirim.

Abertura: 06/04/2016 das 19h às 21h30

 

Exposição: de 07/04 a 08/05

Horário de Visitação: Terça à Sexta - 9h às 12h, 14h às 17h, Sábado e Domingo - 14h às 17h

Informações: 3355-3126 / 3355-3127