Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 01.04.16 - 14h46

Prefeito entrega equipamentos para escolas profissionalizantes do Recife

img_alt

O prefeito participou de solenidade de entrega de maquinas de costura para escolas profissionalizantes pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional. Balanço da pasta também foi divulgado. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Escolas profissionalizantes que oferecem o curso de corte e costura na rede municipal de todo o Recife receberam, nesta sexta-feira (1º), 105 novas máquinas. O prefeito Geraldo Julio participou da solenidade realizada pela secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, que contou com a participação de professores e alunos dos cursos. Os equipamentos serão tombados para serem entregues em definitivo às escolas. Na ocasião, o secretário Jayme Asfora também apresentou um balanço deste um ano e 10 meses à frente da pasta.

As novas máquinas de costura irão beneficiar estudantes e professores, garantindo que as aulas aconteçam com máquinas mais modernas e compatíveis com as exigências do mercado de trabalho. As máquinas que estavam sendo utilizadas tinham mais de 40 anos. As escolas profissionalizantes receberão cinco novos tipos do equipamento: industrial, overloque, doméstica, galoneira e ziguezague. “Os professores ficaram felizes com estes investimentos que nós estamos realizando na formação profissional. Nós vamos formar 18 mil pessoas na nossa gestão”, destacou o prefeito.
“Estávamos esperando estes equipamentos há muito tempo, já que as nossas máquinas são antigas. Nós não tínhamos equipamentos modernos e atualizados. Os alunos precisam ter um equipamento atual para quando chegarem ao mercado de trabalho terem condições de utilizar os novos equipamentos nas empresas”, comemorou a diretora da Escola Profissional Professor Aderbal Jurema, no Vasco da Gama, Stela Santos Leal.

O secretário Jayme Asfora também mostrou as ações realizadas nas quatro áreas em que a pasta atua: qualificação profissional, execução do Prouni Recife, políticas públicas de juventude e empregabilidade. A secretaria conta ainda com uma rede de 17 escolas profissionalizantes e quatro agências de emprego. “Foi apresentado aqui um balanço importante das ações realizadas pela secretaria nas áreas de políticas de juventude, empregabilidade, ProUni Recife, e outras áreas. Ficamos felizes em ver este balanço e felizes em saber que o povo do Recife está tendo sua vida transformada pela secretaria”, avaliou Geraldo.
“O saldo é de muito mais gente qualificada para enfrentar os momentos de dificuldade para abrir um negócio ou conseguir um emprego de carteira assinada. Foram mais de 10 mil pessoas qualificadas nas escolas profissionalizantes, 400 pessoas fazendo curso superior gratuitamente através do ProUni, mais de 115 mil atendimentos nas agências de emprego oferecendo vagas nas empresas privadas para a população. A gente também investiu mais de R$ 1 milhão só nas escolas profissionalizantes”, acrescentou Jayme.

BALANÇO - Em seu primeiro ano de funcionamento, o Prouni Recife proporcionou a 400 recifenses a oportunidade de cursar o ensino superior com bolsas integrais em oito faculdades particulares. Os estudantes beneficiados puderam escolher entre 40 diferentes cursos de graduação. Para acompanhar os alunos bolsistas e proporcionar o desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal deles, foi criado o programa Prouni Recife Além do Campus, que promove eventos com palestras, workshops e outras atividades.

As 17 escolas profissionalizantes qualificaram cerca de 10 mil pessoas e a evasão escolar foi reduzida de 60% para 11%, a partir de uma série de iniciativas como a capacitação permanente de professores e diretores em diversas áreas, inclusive novos processos pedagógicos, unificação dos currículos dos cursos oferecidos, aprimoramento nas grades curriculares, inclusão de novos cursos para atender a demandas do mercado de trabalho, além da aquisição de materiais didáticos e de apoio como dicionários, eletrodomésticos, quadros brancos, ventiladores e, mais recentemente, as 105 novas máquinas de costura. Foi criado também o marco pedagógico do ensino profissionalizante - documento que vai nortear as ações na área envolvendo as diretrizes pedagógicas e curriculares, além de mecanismos de avaliação e de prática profissional.

O trabalhador recifense também teve uma atenção especial com a reestruturação das Agências de Emprego de Afogados e da Avenida Rio Branco e a abertura dos postos de atendimento de Casa Amarela e Madalena - sendo esta última uma agência universitária em parceria com a Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), que atua no cadastro de estudantes universitários, e público em geral, para que as vagas não sejam extintas por dificuldade no preenchimento dos requisitos de escolaridade. A emissão da carteira de trabalho digital também tornou-se realidade nas agências de Casa Amarela e da Rio Branco, além da entrada no seguro-desemprego, com o objetivo de garantir um atendimento cada vez melhor ao público. Mais de 4,4 mil carteiras foram emitidas desde abril de 2015. Juntas, as agências atenderam mais de 110 mil pessoas.

A união entre o trabalho realizado pelas agências de emprego e a capilaridade oferecida pela rede de escolas profissionalizantes possibilitou o programa Emprego e Renda nos Bairros, no qual, semanalmente, equipes visitam as escolas para cadastrar os trabalhadores que buscam uma colocação no mercado. Na ocasião, os moradores da região e alunos têm ainda a oportunidade de assistir palestras sobre acesso ao mercado de trabalho, elaboração de currículo, entrevista de emprego, entre outras temáticas afins.

Na área de políticas públicas direcionadas à juventude, o Conselho Municipal da Juventude foi empossado em março do ano passado, dotando os jovens recifenses de um mecanismo de participação popular e controle social. A partir daí, foram realizadas as pré-conferências e a Conferência Municipal de Juventude, o que gerou subsídios para a elaboração do Plano Municipal de Juventude. O documento está concluído e será um instrumento de planejamento para aproximadamente dez anos que trata a política pública de forma intersetorial, estratégica e estruturada para os jovens, e deve ser encaminhado em breve para a Câmara dos Vereadores.