Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.04.21 - 12h44

PCR disponibiliza 1.200 vagas para exames no mamógrafo móvel em abril

img_alt

Mulheres com idades entre 50 e 69 anos podem realizar o exame gratuito de mamografia (Foto: Ikamahã/PCR)

Mulheres com idades entre 50 e 69 anos podem realizar o exame gratuito de mamografia

 

A Prefeitura do Recife vai disponibilizar 1.200 vagas para realização de exames gratuitos de mamografia ao longo de todo o mês de abril. O caminhão do mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do município vai circular em 20 pontos da capital pernambucana para realizar os exames em mulheres com idades entre 50 e 69 anos. A lista está disponível neste link.

Conforme orientação do Plano de Convivência com a covid-19, os atendimentos devem ser previamente agendados nos locais em que o caminhão do mamógrafo irá estacionar, já que as vagas são limitadas. Ao todo, diariamente serão disponibilizadas 60 vagas, sendo 30 para o turno da manhã e 30 para a tarde. 

Os agentes de saúde farão o rastreio das mulheres que se encontram na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Em seguida, a equipe da unidade de saúde entrará em contato com as usuárias para marcar a data e horário do exame. O resultado sai em até 20 dias na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela mais próxima ao local da ação.

Para realizar o exame, a usuária precisa levar um documento de identificação com foto e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além do comprovante de residência atualizado. Nas unidades, é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento físico deve ser respeitado. Água, sabão e álcool 70% estarão disponíveis para a higienização das mãos sempre que necessário. 

COMO IDENTIFICAR - As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.