Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 01.05.20 - 10h36

CTTU lança campanha #TrânsitoSemAperreio, em alusão ao Maio Amarelo

Ação acontecerá no twitter do órgão, @cttu_Recife, que conta com mais de 290 mil seguidores

 

O Maio Amarelo de 2020 terá uma cara diferente: devido à pandemia do novo coronavírus, as ações serão completamente online, no twitter da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), e terão início na segunda-feira (4). As ações nas ruas foram adiadas para o segundo semestre em todo o Brasil através de um acordo entre o Movimento Maio Amarelo e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão que norteia as políticas públicas viárias para todo o país. A Prefeitura do Recife, por meio Secretaria de Mobilidade e Cotrole Urbano (Semoc) e da CTTU, resolveu focar nos cuidados mais urgentes no trânsito devido ao distanciamento social. Temas como velocidade, uso de celular ao volante, respeito aos ciclistas e aos semáforos serão abordados na campanha, que traz como tema a hashtag #TrânsitoSemAperreio, para focar na ideia de um trânsito pacífico e calmo, apesar da crise sanitária.

Desde o início do distanciamento social no Recife, o número de acidentes de trânsito com vítimas registrados pela CTTU diminuiu em 21% entre março de 2019 e março de 2020. Em março do ano passado, foram registradas duas ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas fatais, no período deste ano, nenhuma. Durante o período de isolamento social (de 21 a 31 de março), a média diária de acidentes de trânsito com vítimas diminuiu 49%, passando de 5,5 acidentes com vítimas por dia, para uma média de 2,8.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca que o trânsito se modificou, assim como os comportamentos das pessoas durante a pandemia. "Precisamos estar atentos ao trânsito porque muita coisa mudou de forma rápida. O número de entregadores aumentou, então precisamos tomar cuidado com ciclistas e motoristas. Temos menos carros nas ruas, mas os condutores não podem ver isso como uma oportunidade para avançar um semáforo ou ultrapassar a velocidade regulamentada na via. É tempo de ser ainda mais prudente no trânsito porque cada vítima de acidente é mais um ferido nos hospitais, que precisam focar todos os seus esforços no cuidado dos pacientes da covid-19", explica. A CTTU chama todos os cidadãos a compartilhar as imagens da campanha no twitter e nas suas redes sociais porque a educação para o trânsito se faz com apoio e influência dos diversos atores do trânsito.

MAIO AMARELO - Em 2020, o tema do Maio Amarelo é "Perceba o risco, proteja a vida". É um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.