Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 01.05.22 - 17h27

Prefeitura do Recife vistoria instalações da nova Praça do Pilar e estações da Boa Forma em Santo Amaro e na Boa Vista

img_alt

Prefeito João Campos vistoriou equipamento no bairro do Recife, fruto de investimento de R$ 734 mil e que faz parte do projeto de urbanização da área da comunidade. Gestor visitou unidades que estimulam atividades esportivas e ação do Tá Aprumado, em Brasília Teimosa. (Foto: Marcos Pastich/Prefeitura do Recife)

 

Após anunciar uma série de ações neste Dia do Trabalhador (1º), o prefeito João Campos vistoriou as instalações da futura Praça do Pilar, no coração da comunidade que leva o mesmo nome, situada no bairro do Recife. Logo após, o chefe do Executivo municipal visitou três estações do programa Boa Forma, sendo duas no bairro de Santo Amaro e uma na Boa Vista, finalizando com a ação do projeto Tá Aprumado, em Brasília Teimosa. 

“A gente esteve na nova praça do Pilar, que a Prefeitura está finalizando, é um equipamento público de qualidade. O nosso objetivo é levar material de qualidade para os quatro cantos do Recife: os melhores brinquedos, com os melhores materiais. Aqui, a gente também trouxe o plantio inovador de árvores adultas. Com isso, a gente consegue aumentar o número de árvores que vão vingar, que não vão morrer após o plantio. A gente tem tido um cuidado muito especial, sobretudo com aqueles equipamentos que as crianças e as pessoas idosas podem utilizar. A gente viu na pandemia o quanto as pessoas desejavam poder estar num espaço aberto, ao ar livre. E é papel da Prefeitura construir esses espaços. Por isso que a gente tem se dedicado para construir novos parques, novas praças, equipamentos de lazer, que mostrem ao recifense que é possível viver com qualidade no Recife. Mais do que isso: que é papel da Prefeitura fazer com qualidade em todos os locais da cidade. Vamos em frente, vamos trabalhando”, destacou o prefeito João Campos 

A Praça do Pilar faz parte do projeto de urbanização da área e está localizada na quadra 25, representa um investimento na ordem de R$ 734 mil. O equipamento tem 2.579,69 m² e está sendo construído dentro dos padrões de acessibilidade. O local ganhou piso feito em pedra mineira, bancos de concreto e madeira, caixa de areia, gangorra, escorrego e balanços. Além disso, a praça, que beneficia 588 famílias, quando inaugurada, também vai oferecer serviço de paisagismo e iluminação em LED.

BOA FORMA - Ainda na manhã deste domingo (1º), o prefeito João Campos visitou três unidades da Estação Boa Forma, localizadas na Rua da Aurora e Rua Frei Cassimiro, em Santo Amaro, e no Parque 13 de Maio, na Boa Vista. Desde o início de 2021, a Prefeitura do Recife instalou mais 47 equipamentos, elevando quantidade de 44 para 91. 

“Chegamos a uma Estação Boa Forma, na Rua da Aurora, equipamento da Prefeitura do Recife, e essa é acessível para pessoas com deficiência. Aqui tem explicando tudo, como baixar o app e utilizar o equipamento com informações de profissionais de educação física e de saúde. Vamos todo mundo fazer exercício, minha gente, se mexer!”, convocou o prefeito João Campos, acompanhado pelo secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho, e o secretário executivo de Fomento ao Esporte, Gabriel Perrusi. 

Em parceria com a Secretaria de Esportes, a Prefeitura do Recife já alcançou 91 unidades da Estação Boa Forma. O número passou de 44 (30 somente na orla) para 91 em apenas um ano e quatro meses, em mais de 20 bairros da capital. O maquinário permite a realização de 20 tipos de exercícios físicos, podendo ser utilizado em qualquer dia ou hora da semana. Cada estação pesa 400kg de aço 100% inoxidável e é própria para uso ao ar livre, suportando as ações do tempo: chuva, maresia e calor. O aço dos equipamentos tem o acabamento polido, fazendo com que não absorva calor, possibilitando o uso em qualquer horário, inclusive nos dias mais quentes.

As unidades estão sendo distribuídas por todas as regiões político-administrativas (RPAs), beneficiando pontos descentralizados da cidade e ofertando a mesma estrutura existente na orla aos mais diversos bairros. Os módulos de exercício são feitos em aço inox, com design que integra diversas opções de atividades e alongamentos para os diferentes grupos musculares. O espaço também possui um painel informativo com dicas de como realizar todos os movimentos corretamente.

Depois de passar por quatro cirurgias no joelho, Ari Gomes da Silva, 67 anos, tem usado o equipamento para manter a saúde em dia. “Essa estação é excelente. Perto de casa, posso fazer exercícios todos os dias”, compartilhou. 

TÁ APRUMADO - Já no início da tarde do domingo, foi entregue a intervenção do Programa Tá Aprumado, que transforma espaços públicos em espaços de convivência. Desta vez, a área requalificada fica na Rua Delfim, em Brasília Teimosa. A iniciativa resultou na erradicação de um ponto crítico de descarte irregular de lixo e incluiu recuperação de calçada, reforço da iluminação pública, plantio de mudas, pintura decorativa alusiva ao mangue, colocação de banco e mesa. A intervenção criou um importante espaço de convivência dentro da comunidade, às margens da Bacia do Pina.

O Tá Aprumado foi lançado em janeiro deste ano e realiza ações de manutenção, pintura, capinação e sinalização, bem como a substituição dos gelos baianos por soluções definitivas. Também promove atividades socioeducativas, plantios e intervenções artísticas nas áreas. Com o objetivo de reforçar as ações de zeladoria na cidade, o programa se divide em dois eixos: recuperação de áreas degradadas e integração dos serviços de zeladoria.

O programa é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD), e conta com o envolvimento direto da Secretaria de Infraestrutura, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB); e da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, por meio da CTTU.

 

ASSUNTOS: