NOTÍCIAS

Cultura | 01.06.11 - 17h37

Prefeitura realiza demolição de imóveis em áreas de risco

As famílias que ocupavam os imóveis já foram incluídas no Auxílio Moradia

A Prefeitura do Recife iniciou na manhã desta quarta-feira (1º), a demolição de oito imóveis localizados em áreas de risco, em Lagoa Encantada, Ibura, Zona Sul da Cidade. O trabalho, que deve ser concluído esta tarde, envolve 40 profissionais da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). A ação conta com o apoio da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

De acordo com o diretor de Engenharia da Codecir, Ronaldo Santos, a área vinha sendo monitorada pela Codecir desde o ano passado e, há cerca de um mês, os técnicos do órgão identificaram que a evolução de uma fenda aberta na barreira poderia provocar deslizamentos e atingir as famílias que residiam no local. “A partir das últimas vistorias, nós diagnosticamos que a situação da encosta havia se agravado. Por isso, decidimos por retirar as famílias desses imóveis e efetuar a demolição deles, evitando, assim, que outras pessoas os reocupassem, colocando suas próprias vidas em risco”, explicou. As oito famílias que ocupavam os imóveis já foram incluídas no Auxílio Moradia.

Durante o trabalho de demolição, realizado pelos agentes da Gerência de Apreensão da Dircon (Geap), funcionários da Emlurb realizaram a capinação das barreiras, além do corte de uma árvore que oferecia risco para as casas do entorno. O trabalho foi acompanhado por técnicos da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que fizeram o desligamento da rede elétrica das casas. Toda a área está sendo sinalizada com placas alertando para que não sejam reocupadas.

Por determinação do prefeito João da Costa, as famílias que tiverem as casas demolidas serão também inscritas nos programas habitacionais do Município, exceto nos casos em que as casas estavam destinadas a aluguel ou foram alvo de reocupação irregular.