NOTÍCIAS

Cultura | 01.06.12 - 18h42

Educação promove palestra sobre meio ambiente

Foram estudados a educação sanitária, conceitos de horta e nutrição e a importância de tornar a escola um local ambientalmente correto

Com o intuito de sensibilizar gestores escolares quanto à importância de uma alimentação saudável e da preservação do meio ambiente, 50 diretores de escolas municipais se reuniram nesta sexta-feira (01), no Encontro de Formação para Professores e Gestores em Meio Ambiente. O evento aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

O encontro fez parte do Programa de Formação Continuada da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e recebeu a palestra da coordenadora Nacional do Ação Saudável – Programa da Inmed Brasil (International Medical Services for Health) -, Damiana Angrimani. Foram estudados a educação sanitária, ou seja, as medidas que devem ser tomadas para evitar verminoses; conceitos de horta e nutrição; e, por fim, a importância de tornar a escola um local ambientalmente correto.

“Este encontro só tem pontos positivos”, revela Angrimani. “Quando visitamos as escolas somos muito bem aceitos pelos estudantes. Muitos deles, inclusive, já fizeram uma horta em casa, levando o conehcimento aprendido em sala de aula para dentro do lar”, reflete a coordenadora.

O programa Ação Saudável desenvolve educação sanitária e nutricional; exames biomédicos; administração de medicamentos contra vermes e anemia para crianças que necessitam; promove formação para manipuladores de alimentos e professores nas áreas de nutrição; e estimula atividades físicas para combate à obesidade infantil em escolas públicas de ensino fundamental.

A gestora da escola municipal Padre Antônio Henrique - situada no Bairro do Derby, na Zona Noroeste do Recife -, Fátima Ferraz, diz que o conteúdo estudado será repassado aos estudantes em sala de aula pelos professores. “A escola é o canteiro, o professor a semente, e o aluno é o adubo”, poetiza a educadora.  

Lançado em abril de 2010 no Recife, o Ação Saudável está beneficiando atualmente 13 escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife, além de centenas de pessoas das comunidades do entorno das unidades educacionais atendidas. O Programa tem como parceiros, além da Prefeitura do Recife, a empresa de alimentos e bebidas Kraft Foods. São construídas hortas escolares e fornecidas capacitações tanto para os educadores quanto para os horteitor-mirins.