NOTÍCIAS

Educação | 01.06.15 - 17h15

Cerca de 14 mil alunos da rede municipal participam da Olimpíada Brasileira de Matemática nesta terça

Estudantes das 36 escolas municipais de Anos Finais realizam as provas da primeira etapa

Os cerca de 14 mil alunos das 36 escolas de Anos Finais da rede municipal de ensino do Recife participam, nesta terça-feira (02), da primeira fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A prova da primeira etapa será realizada em cada unidade de ensino. Estão inscritos quase 18 milhões de estudantes de mais de 47.500 escolas de todo o Brasil.
Com o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, a competição é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A rede municipal de ensino do Recife participou de todas as edições da OBMEP, sempre tendo alunos premiados com a menção honrosa e já tendo um premiado com a medalha de bronze.

Os estudantes que participam da competição são divididos em três níveis. O nível 1 inclui os alunos do 6º e 7 anos no Ensino Fundamental; o nível 2 inclui os 8º e 9º anos; e o nível 3 é para os estudantes do Ensino Médio. Os estudantes da rede municipal do Recife participam das duas primeiras categorias.

A primeira fase consiste em uma prova objetiva de 20 questões, diferenciadas por níveis. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.

Cerca de 5% dos inscritos são aprovados para a segunda etapa, que acontecerá no dia 12 de setembro. Esta última fase consiste em uma prova discursiva de seis questões, também diferenciada por níveis e aplicada em centros escolhidos pela OBMEP. Os professores de matemática dos alunos que participam da 2ª fase também concorrem a premiações.

Os estudantes medalhistas da OBMPEP são inseridos no Programa de Iniciação Científica Jr. Até o momento, mais de 36 mil alunos puderam se aprofundar no estudo da matemática, com direito a bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por um ano.