NOTÍCIAS

Turismo | 01.06.15 - 10h19

Recife Antigo de Coração movimenta bairro histórico com cultura e esportes

img_alt

Forró e solidariedade marcaram o dia agitado num dos principais cartões-postais recifenses . (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Esporte, forró e solidariedade foram as palavras de ordem deste domingo no Recife Antigo de Coração, projeto da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer. Nem a chuva forte da madrugada afastou o público, que começou a chegar cedo para curtir os quatro polos de animação montados no bairro histórico.

O polo infantil era um dos mais movimentados. Para aproveitar a diversificada oferta, que foi de oficina de pintura e colagem a brinquedos infláveis, exposição de álbum de figurinha, contação de história e campeonato de futebol de botão, teve gente que veio de longe. O jardineiro Enoque Júnior, 27 anos, e a dona de casa Carla Valéria, 24 anos, saíram cedo de Vitória de Santo Antão para levar a pequena Bianca, 2 anos, para brincar no bairro. "Esse projeto é muito bom. Conserva o bairro e diverte a população do Recife e até de outras cidades, como a gente", disse Enoque.

O psicólogo Régi Falcão Júnior, 36 anos, também levou a filha Ana Beatriz, 3 anos, para se divertir a céu aberto. "O evento é muito bom, muito organizado. E parte de um princípio muito interessante, que é a prática de esportes como alternativa de lazer", disse Régi, que pratica parkour e não perde um Recife Antigo de Coração. "Dessa vez, no entanto, vim como pai", brincou o psicólogo, que defende que toda cidade deveria ter um projeto como esse para oferecer à população.

Moradora do Rosarinho, a médica Erika Furtado, 43, vai tanto ao bairro, que fez do Recife Antigo de Coração uma tradição familiar. "A gente vem de bicicleta, se diverte bastante, depois volta para casa pedalando." Já para o empresário Milton Baez, 42 anos, voltar a freqüentar o bairro foi uma enorme mudança de hábito. "Há alguns anos, o Recife Antigo estava muito perigoso. Foi difícil a gente voltar a se sentir seguro no bairro. Mas agora está uma beleza."

Na Rio Branco, o Detran-PE encerrou as atividades da campanha Maio Amarelo, de conscientização da população para a educação no trânsito e redução dos acidentes. Distribuiu panfletos e abordou ciclistas e pedestres. A Polícia Federal também amarelou o domingo no bairro. Estacionou na Rio Branco um ônibus multimídia, com tela de cinema e sistema de som, que exibiu, durante toda a manhã, filmes sobre a importância do uso do cinto de segurança e do capacete e sobre os riscos da ultrapassagem na estrada.

O Museu da Abolição levou sua Ludoteca, com jogos e brincadeiras como caça palavras para reforçar, de maneira divertida e interativa, a presença da cultura africana em nossa língua, nossos costumes, cultura e tradições.

Solidariedade também não faltou. Teve Feirinha do Bem, quiosque da plataforma Tranforma Recife para cadastramento de voluntários, além do Show do Bem. No palco montado na Alfredo Lisboa a cantora Adriana B. recebeu Augusto César, Almir Bezerra e o Coral do Movimento Pró-Criança.

Teve também feira de doação de animais, exposição sobre mergulho em naufrágios, aula de Ioga, exposição de artes plásticas, corrida de garçons, arrastão do frevo, além de ações de enfrentamento à violência contra a mulher, promovidas pela Secretaria da Mulher. Isso sem falar nas mais diversas opções de esportes, como futebol, basquete e patinação artística.

Na Rua da Moeda, estreou o palco do forró. Das 19h às 21h, o forrozeiro Petrúcio Amorim celebrou trinta anos de carreira, convidando ao palco Santanna, Nádia Maia e Benil, logo após a tradicional apresentação da cantora Karynna Spinelli.

Entre as atrações culturais, teve também show do brasiliense Demétrio Bogéa e apresentação do espetáculo circense O Lançador de Foguetes, do Rio Grande do Sul.

A cultura de São Lourenço da Mata, município contemplado este mês pelo Recife Convida, também desfilou pelas ruas do bairro histórico. A capital nacional do pau-brasil mostrou seu artesanato e ainda animou o público com shows de Samba Simples e Lia Morais com a quadrilha junina Zé Matuto