Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 01.06.17 - 19h59

Prefeitura inicia inscrições para o Recife Bom de Bola

img_alt

Campeonato vai garantir 728 jogos em campos de várzea, envolvendo mais de 15 mil atletas de diversas idades. Destaques serão premiados com bolsas de estudos, troféus e muito mais (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Começou a contagem regressiva o Recife Bom de Bola, projeto que incentiva a inclusão social utilizando o futebol, essa grande paixão brasileira, como ferramenta de inserção e integração entre as comunidades. Durante um jogo comemorativo entre os times Estrela do Norte e CT Barão, que, respectivamente, foram campeão e vice-campeão das categorias sub-11 do ano passado, foi iniciada a programação do Bom de Bola nesta tarde de quinta-feira, no Parque Santana. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, o Bom de Bola deve reunir mais de 520 equipes, 15 mil atletas e 728 jogos em campos de várzea espalhados pelas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs).

As inscrições tiveram início hoje e seguem até o dia 30 de junho, pelo site  www.recifebomdebola.com.br. As competições terão início em agosto e devem seguir até a primeira quinzena de dezembro, na Arena Pernambuco. "Esse programa tem um significado muito grande para a Prefeitura. Comunidades de todas as regiões estão convidadas para participar deste grande evento que movimenta a cidade. O Bom de Bola desperta esse sentimento de práticas esportivas, atividades físicas, competição e perseverança", destacou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça.

A edição 2017 traz algumas novidades, como o oferecimento de cinco bolsas de estudos, em parceria com a Uninassau, para os destaques da categoria Sub 17; capacitação para os profissionais envolvidos no programa; parceria com os grandes clubes da cidade para participação de olheiros nos jogos, possibilitando possíveis contratações dos destaques do programa; curso de arbitragem para 50 pessoas, sendo 30 delas indicadas pelas comunidades e os outros 20 profissionais envolvidos no programa; além de uma nova cara para a marca do programa.

Outra novidade foi a escolha do atleta Francisco Sousa dos Santos, mais conhecido como Chiquinho, como homenageado. Ele começou sua carreira no Peladão Alto Astral, uma versão anterior ao Recife Bom de Bola, e teve passagem por grandes clubes brasileiros. "Fiquei muito emocionado com essa homenagem, especialmente por ser dentro de um programa voltado para o futebol de várzea, que é uma oportunidade para a garotada".

A secretária-executiva de Esportes, Yane Marques, acredita que o Recife Bom de Bola é uma abertura de portas para crianças e adolescentes. "Nossa ideia é inspirar as pessoas para que elas sempre percebam que o esporte é uma ferramenta de inclusão social e também de oportunidade de vida. Assim como Chiquinho, outros podem conquistar seus sonhos".

O campeonato é dividido em sete categorias: Sub 11 (atletas de 9 a 11 anos), Sub 13 (atletas de 11 a 13 anos), Sub 15 (atletas de 13 a 15 anos), Sub 17 (atletas de 15 a 17 anos), Aberto Masculino (atletas a partir de 17 anos), Aberto Feminino (atletas a partir de 15 anos), Veteranos (atletas com idade mínima de 40 anos, exceto os goleiros que deverão ter no mínimo 30 anos). Para participar é necessário inscrever primeiro o time e depois cada jogador individualmente. O regulamento completo também está disponível no site.

No final da competição do Bom de Bola, serão premiados com troféus e medalhas os campeões e vice de todas as categorias. Os terceiros colocados receberão medalhas. Também serão premiados os melhores goleiros e artilheiros da competição.  

HOMENAGEADO - Francisco Carvalho da Silva Neto, ou Chiquinho, como ficou conhecido, é o homenageado da edição 2017 do Recife Bom de Bola. Chiquinho construiu uma carreira brilhante no futebol pernambucano e brasileiro e tudo começou no Peladão Alto Astral, uma versão anterior ao Recife Bom de Bola.

A trajetória de Chiquinho no futebol começou no Sport Clube do Recife, time em que, em sua primeira temporada como profissional, ainda em 1994, viveu o título de campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Pernambucano. As conquistas não pararam por aí. Nos dois anos seguintes vieram mais dois títulos estaduais. Além do Sport, o jogador teve passagens por times como o Vitória da Bahia, Fluminense, Vasco e Botafogo. Chiquinho encerrou sua carreira como profissional em 2012.

FÓRUM BOM DE BOLA - Uma das novidades do Recife Bom de Bola edição 2017 é o Fórum Bom de Bola, que começa no dia 24 de julho. Será uma semana de capacitação com palestras e trocas de experiências entre profissionais consagrados no futebol pernambucano e os profissionais participantes do evento. Haverá orientação em nutrição esportiva, preparação física, formação de comissões técnicas das equipes e muito mais. Serão disponibilizadas 50 vagas para este fórum, sendo 30 delas oferecidas a pessoas escolhidas pelas próprias comunidades e as outras 20 destinadas àqueles que estiverem trabalhando no campeonato.