Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 01.06.18 - 11h22

Segunda (4): Semana Municipal da Alimentação Saudável nas creches terá ações lúdicas e mobiliário de cozinhas em miniatura

A ação conta com móveis em miniatura que simulam ambiente de cozinha com respeito à equidade de gênero e vai contar compalestras e brincadeiras

Com o objetivo de destacar a importância da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na primeira infância, a Prefeitura do Recife (PCR) lança a ação Comer, Brincar e Aprender, que vai contemplar crianças entre 3 e 5 anos de 30 creches da cidade. O lançamento acontece na próxima segunda-feira (4), às 9h, na Creche Esperança, em San Martin (vide serviço) e marca o início da Semana Municipal de Alimentação Saudável, que acontece entre 4 e 12 de junho.
 
Para a ação, as creches vão receber um mobiliário lúdico que reproduzi todos os itens de uma cozinha como fogão, armário, pia e geladeira e as atividades vão acontecer durante o horário dos lanches, às 9h e 14h. O projeto inclui palestras, brincadeiras e preparo de refeições e a ação visa difundir a importância da alimentação saudável e segura para os alunos, além de ensinar sobre boas práticas de higiene das mãos, manipulação e cocção dos alimentos para a manutenção da saúde. 
 
Os móveis infantis foram adesivados em tons cítricos e chamativos. Para o Secretário de Educação, Alexandre Rebêlo a iniciativa é importante para incluir todos os alunos, sem exceções. “Tratar a questão dos cuidados de higiene e preparo dos alimentos na escola ajuda a ampliar os horizontes dos estudantes”, pontua. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um programa contínuo, e exigido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - FNDE através da Resolução nº 26 de 2013.
 
Para a gerente de nutrição da Secretaria de Educação, Synara Soares, a ação reforça o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida na perspectiva de segurança alimentar e nutricional dos alunos. “Durante todo o ano realizamos ações importantes como, ofertar alimentação adequada e saudável, formar as pessoas envolvidas direta ou indiretamente na oferta da alimentação escolar, promover metodologias inovadoras para o trabalho pedagógico, favorecer os hábitos alimentares regionais e culturais saudáveis e utilizar o alimento como ferramenta pedagógica nas atividades de EAN”, esclarece.

 

 

Semana Municipal da Alimentação Saudável

Quando – 4 a 12 de junho

Onde: 30 creches da capital

Como: vivências, práticas, palestras e brincadeiras com mobiliário em miniatura que simulam uma cozinha completa (armário, fogão, geladeira, pia)

Lançamento: 4 de junho (segunda), 9h, na Creche Esperança

Endereço: Rua Leila Félix Karan, San Martin (Como chegar: https://goo.gl/UDYwvo)