NOTÍCIAS

| 01.07.11 - 20h28

Mamam no Pátio abriga The Lost Park

Exposição da holandesa, Maria Barnas, apresenta peças inspiradas no Parque Euclides da Cunha e fica em cartaz até o mês de agosto

A exposição “The Lost Park”, foi inaugurada na noite desta sexta (1), no Mamam no Pátio. As reflexões da artista holandesa, Maria Barnas, traduzidas em fotos, vídeo e música ficam em cartaz até 26 de agosto.  O trabalho é resultado de uma residência da artista inspirados no Parque Euclides da Cunha – praça do Clube Internacional.

Em 2009, Barnas esteve em Recife para realizar uma pesquisa como parte do projeto Made In Mirrors - MIM. O objeto desse estudo foi a então reforma do Parque Euclides da Cunha, desenhado em 1935 pelo paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx. O resultado da residência já esteve em mostra no Schunck - instituto multidisciplinar especializado em modernidade, cultura urbana, arte e cultura contemporânea, que tem visa provocar encontros e diálogo entre produção cultural local e mundial - localizado em Heerlen (Países Baixos).

Está sendo uma experiência interessantíssima trazer esse trabalho para o Recife, onde as pessoas conhecem a praça e tem referência real do que está retratado na mostra”, afirma a artista, que pretende levar a exposição também para Londres. The Lost Park é um projeto que inclui filme, fotografias e poemas da autoria de Maria Barnas.  “Achei muito curioso o trabalho dela. Ela fez foto das fotos do livro que lhe serviu de inspiração, ela usa a memória das pessoas com quem conversou para retratar o projeto original e tudo isso também se transformou em música. Valeu a pena visitar a exposição”, comenta a estudante de artes plásticas, Cíntia Lima.

Roberto Burle Marx (1909 – 1994) - produziu seu primeiro design de paisagem em Recife. Entre suas produções está o parque Euclides da Cunha (1935), um parque inspirado no romance Os Sertões (1902). Para o parque, Burle Marx usou cactos e suculentas da Bahia, criando não só uma área seca e abandonada, no centro do Recife, como também uma história traumática. A planta original, que perdeu-se ao longo dos anos, do parque não foi seguida. Árvores frutíferas, que não existiam no projeto, foram plantadas no local. Em 2004, a praça sofreu uma reforma baseada em interpretações de um único esboço e memórias.

Maria Barnas - alguns trabalhos da artista:
1997 - Ice Angels, Romance2000 - Library of Colours, livro2000 - A Banhista, Romance2003 - Cenáculo (Bovenzaal), Curta-metragem
2003 - Two Suns, Livro de poemas
2005 - Missingbooks,  livro 
2005 - Mar Interior, Um livro para um edifício e 24 mares
2007 - Edifício Wibauthuis, curta-metragem
2007 - Lucebert , três desenhos e áudio que são, possivelmente, pela mão do artista e poeta Lucebert
2007 - A cidade Aumenta, livro de poemas
2010 - Fantástico, livro de colunas publicadas ao longo de três anos no Jornal NRC


Fundação Made in Mirrors – MIM
- é uma iniciativa que envolve parceiros na Holanda, Brasil, China e Egito, e tem como objetivo espalhar identidades culturais destes países, através de trocas  artísticas.

Serviço:
Exposição The Lost Park
Onde: MAMAM no Pátio | Pátio de São Pedro, Casa nº 17 | São José - Recife - PE
Abertura: 01/07/2011, às 18h
Visitação: Até 26 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 17hContato: 55 81 3355.6764 l 3355.6765