NOTÍCIAS

Cultura | 01.07.12 - 20h26

6ª Mostra de Culinária Afro movimentou Pátio de São Pedro neste domingo

Degustação de alimentos e música marcaram o evento que encerrou o Ciclo Junino do Recife

Barracas, bandeirinhas, comidas à base de milho e uma banda tocando coco. A descrição desse cenário lembra festa de São João, mas não era. Foi uma festa pra Xangô que movimentou o Pátio de São Pedro, no centro do Recife, em pleno domingo. A 6ª edição da Mostra de Culinária Afro atraiu numeroso público na tarde deste domingo (1°). O evento, realizado pela Prefeitura do Recife, encerra o Ciclo Junino 2012.

Ao som do maracatu, coco e cirandas da banda Suprema Corte, quem chegava no Pátio podia se deliciar com a diversidade de iguarias apresentadas por dez terreiros de candomblé. “É um momento muito relevante para a nossa comunidade. Aqui, as pessoas não só podem experimentar os sabores, mas também conhecer a origem dos alimentos presentes nos cultos religiosos de raiz africana”, explicou Rosilene Rodrigues, diretora de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos.

Enquanto na religião católica o mês de junho é dedicado principalmente a São João, no candomblé é tempo de exaltar xangô. Como no Brasil a herança dos costumes africanos é muito presente, alguns dos pratos típicos dessa época estão em evidência nas duas celebrações. É o caso do milho cozido, canjica e pé-de-moleque. Mas o cardápio afro não se resume a isso e a estudante Tatiana Morais aproveitou para conhecer novos sabores.“Eu nunca tinha comido Amalá (iguaria preparada com quiabo e carne de boi) e gostei muito. Achei bastante interessante essa iniciativa que permite que as pessoas quebrem tabus e preconceitos em torno das tradições de uma religião diferente das delas”, contou Tatiana.

O momento festivo teve ainda a apresentação do grupo de côco Bongar e uma louvação ao Orixá Xangô, com cantos e danças. Veja abaixo os terreiros participantes e as comidas apresentadas na mostra:

 

 

ASSUNTOS: