NOTÍCIAS

Cultura | 01.07.13 - 19h12

Torcida animada no Recife Antigo de Coração

Projeto contou com telão para exibir final entre Brasil e Espanha

O último domingo do primeiro semestre deste ano foi marcado pela quarta edição do Recife Antigo de Coração. A partir de setembro, o projeto deixará de ser mensal e será semanal, ou seja, todos os domingos o Bairro do Recife receberá atrações culturais, infantis e esportivas. A ação permite a abertura do bairro para a população curtir diversas atividades ao ar livre, com a restrição da entrada de veículos em algumas vias.

Neste último domingo, o destaque foi para a exibição dos jogos da Copa das Confederações, em um telão montado na Praça do Arsenal. O primeiro jogo exibido foi no início da tarde, de Itália X Uruguai, e o seguinte às 19h, com muita animação diante da vitória do Brasil contra a Espanha. A praça ficou lotada de torcedores, que continuaram no bairro festejando a conquista.

Além da exibição de jogos, o polo esportivo, mais concentrado em trechos das avenidas Alfredo Lisboa e Marquês de Olinda, contou com uma novidade: a prática de Badminton, muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola é utilizada uma peteca. Além disso, foi grande a procura pelo aluguel de bicicletas, patins, triciclos e quadriciclos, bem como a participação de muitos adolescentes e crianças na área destinada à patinação artística. Jovens e adultos curtiram, durante todo o dia, o Basquete de Rua, com o apoio da Federação Pernambucana de Basketbal. Já os adeptos do skate aproveitaram a rampa para manobras.

O Marco Zero e as ruas adjacentes foram o espaço destinado ao Polo Cultural. Ainda no clima do São João, a praça recebeu um trio de forró e a quadrilha junina de bonecos gigantes. Na parte da manhã, houve a apresentação do grupo musical Conxitas.

O projeto Dançando na Rua, que integrou o Recife Antigo de Coração desde o último mês de maio, também foi destaque, desta vez na Rua Domingos José Martins. Agora em um espaço mais amplo, casais de todas as idades dançaram bastante, acompanhados por dançarinos profissionais ao som das orquestras do Maestro Lima Neto, Gafieira de Bamba e Maestro Spok. À tarde, a Avenida Rio Branco abrigou a Exposição de Carros Antigos. Em paralelo, artistas mirins produziram pinturas em camisas de malha. Além disso, durante todo o dia, artistas locais estavam presentes grafitando telas.

Para a criançada, houve muita recreação, exposição de álbuns de figurinhas antigas, oficinas educativas com material reciclável e também apresentação teatral do clássico O Mágico de Oz. Para facilitar o acesso da população ao bairro, a Prefeitura do Recife disponibilizou o seu estacionamento, com 620 vagas, para garantir maior comodidade aos cidadãos. Quatro vans realizaram o translado das pessoas rumo à área de lazer, de forma gratuita.

Em paralelo ao Recife Antigo de Coração, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer aconteceu normalmente, das 7h às 16h, levando muitos ciclistas a aproveitar também as atividades no bairro. Da mesma forma, também foram realizadas a Feirinha do Bom Jesus e a Feira do Prodarte.