NOTÍCIAS

Cultura | 01.07.14 - 13h58

Encontro de força e delicadeza na mostra da portuguesa Catarina Branco

Exposição inaugura nesta quarta-feira (2), no Mamam do Pátio

A portuguesa de Açores, Catarina Branco, inaugura nesta quarta-feira (2) a exposição “É Preciso Ascender à Luz nos Tempos da Delicadeza", no MAMAM no Pátio, unidade do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, localizada no Pátio de São Pedro, no Bairro de São José. O trabalho, que pode ser visto a partir das 18h e fica aberto para visitação até 3 de agosto, é resultado de uma residência realizada no Recife, a convite do MAMAM, em parceria com a Galeria Fonseca Macedo.

Formada em pintura pela Escola de Belas Artes em Lisboa, a artista utiliza o papel como meio de expressão. O papel – recorrente em sua poética - deixa de ser apenas uma superfície na qual o trabalho será lançado. A estrutura passa a estruturar a obra. Em “É Preciso Ascender à Luz nos Tempos da Delicadeza", Catarina apresenta duas peças em papel recortado, que remetem para a utilização das técnicas tradicionais, utilizadas na tapeçaria e cestaria, associadas quase sempre a um trabalho realizado pelas artesãs Açorianas.

A exposição foi desenvolvida após o encontro com o Recife, onde Catarina observou o ritmo acelerado, a arquitetura dos edifícios, os espaços, signos e sons do centro da cidade. Os trabalhos apresentados - Capacho e Quando a Força encontra a delicadeza – orgânicos e lúdicos, propõem a reinvenção do contidiano por meio de construções de teias e redes entrelaçadas pela delicadeza do toque, do gesto e dos encontros.

A instalação Capacho foi intitulada, segundo a artista, por estar associada às práticas sociais que se referem a “passar por cima, pisar sem qualquer respeito ou delicadeza pelo que já existe,destruindo teias históricas e sua poética, desrespeitando o indivíduo que ali habita, impondo uma força bruta”. Já Quando a Força Encontra a delicadeza, se insinua para fora do espaço expositivo, buscando a rua como lugar de existência.

Serviço:
Abertura da exposição “É Preciso Ascender à Luz nos Tempos da Delicadeza" – Catarina Branco
Abertura: Quarta-feira, 2 de julho, às 18h
Visitação: até 3 de agosto
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira – das 9h às 17h
Endereço: Pátio de São Pedro, Casa nº 17, São José – Recife – PE
Telefone: (81) 3355-6764
Entrada franca