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| 01.07.14 - 08h49

Primeiro dia da Zona 30 do Recife marcado por mudança de comportamento

Vinte arte-educadores e 10 agentes de trânsito participaram da campanha educativa nesta segunda-feira (30). (Foto: Inaldo Lins/PCR)

A primeira Zona 30 do Recife, implantada nesta segunda-feira (30), foi recebida com entusiasmo por pedestres e ciclistas. Vinte e duas vias do Bairro do Recife, que totalizam 155.300,00 m², já têm a velocidade regulamentada de 30 km/h. Neste primeiro dia, 20 arte-educadores da CTTU e 10 agentes de trânsito participaram da campanha educativa. A ação é fruto de estudos de mobilidade realizados através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). O projeto foi implantado entre o polígono formado pela Avenida Alfredo Lisboa, Cais da Alfândega, Cais do Apolo e Rua do Observatório.

O Bairro do Recife foi escolhido para implantar a primeira Zona 30 por ser uma área histórica, com malha urbana compacta e espaço público reduzido, onde há a necessidade de controle do tráfego motorizado, a fim de promover mais segurança nos deslocamentos de pedestres e ciclistas. A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, avaliou este dia como muito positivo para uma mudança de comportamento em toda a cidade. "O condutor começa a se acostumar com as mudanças e a redução de velocidade. Os pedestres e ciclistas, por sua vez, já tem sido muito beneficiados pela iniciativa", comentou. A elaboração do projeto executivo também contou com a participação popular, uma vez que pessoas envolvidas no cicloativismo tiveram a oportunidade de apresentar críticas e sugestões.

Para Augusto Guimarães, que trabalha na área e vai de bicicleta todos os dias, o projeto vai ajudar muito na mudança de cultura dos motoristas. "Além disso, eu me sinto mais seguro com essa medida, uma vez que os carros trafegavam em alta velocidade."

Para alertar os usuários de que trata-se de um espaço de convivência compartilhada, a CTTU implantou tótens com a indicação das vias que integram a Zona 30, placas regulamentando a velocidade de 30km/h e pictogramas (sinalização horizontal), que ficaram espalhados em locais estratégicos das vias contempladas pelo projeto. Além disso, a Rua do Observatório recebeu medida física (elevação do piso) para acalmar o tráfego e oferecer ainda mais segurança à população. Outros três elevados serão implantados nas ruas transversais à Avenida Rio Branco, após a urbanização da via. Os ônibus que trafegam na área deverão circular nas mesmas condições estabelecidas para os demais veículos.

A partir do sábado (5), a fiscalização deixará de ter caráter educativo e agentes de trânsito e equipamentos de fiscalização eletrônica de controle de velocidade, instalados na Rua Madre de Deus e na Avenida Marquês de Olinda, vão estar aptos a multas os condutores infratores. Os equipamentos vão funcionar todos os dias da semana, entre 6h e 22h. As infrações irão variar de acordo com a velocidade que o condutor ultrapassar o equipamento de fiscalização de velocidade (neste caso, 30 km/h). Os veículos que ignorarem as normas estarão sujeitos a ser multados em valores que variam de R$ 85,13 a R$ 574,62, além dos pontos registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).