NOTÍCIAS

| 01.07.14 - 08h56

Secretaria de Saúde do Recife divulga balanço dos plantões da Copa do Mundo 2014

Pernambuco se despediu, no último domingo (29), da Copa do Mundo. A Secretaria de Saúde do Recife esteve de prontidão durante os jogos na Arena Pernambuco, e continua nos dias de jogos do Brasil para atender qualquer demanda. Oito unidades disponibilizaram atendimentos de urgência e emergência 24 horas. O SAMU e as Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental e Sanitária também montaram esquemas de prontidão durante o período. Agentes Redutores de Danos circularam pelos locais de grande aglomeração com ações de promoção à saúde.

Até o domingo (29), nas oito unidades da Rede Municipal de Saúde que têm Serviço de Pronto Atendimento (SPA), 8.484 pessoas haviam sido atendidas durante os plantões – sendo dois estrangeiros (1 norte-americana e 1 paquistanês atendidos na Policlínica Amaury Coutinho). As três maternidades (Barros Lima, Bandeira Filho e Arnaldo Marques) contabilizaram atendimentos a 1.504 mulheres.

O Ambulatório do Viajante, serviço inaugurado durante o Mundial, mas que vai continuar funcionando na Policlínica Lessa de Andrade, registrou 58 atendimentos. Os profissionais aplicaram 59 doses de vacinas (febre amarela, influenza, hepatite B e VOP).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Metropolitano) recebeu 10.593 ligações, que geraram, na Capital, 1.948 atendimentos. Do total de telefonemas, 4.273 foram trotes. Na Unidade Avançada de Apoio à Saúde (UAA), montada ao lado da Arena PE, 40 torcedores foram atendidos (entre eles, 11 eram estrangeiros).

A Vigilância Sanitária (Visa) inspecionou 2.733 locais, incluindo comércio formal, informal, barracas padronizadas e banheiros químicos. Ao todo, foram emitidos 69 termos de notificação e 21 autos de infração. As equipes do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) percorreram 659 quilômetros, passando por 622 logradouros, e recolheram animais que estavam soltos nas vias. Os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) identificaram e destruíram 193 criadouros de mosquitos, utilizando cerca de 1 quilo e 200 gramas de larvicida. A Vigilância Epidemiológica está monitorando pacientes que apresentaram suspeita de casos de sarampo, coqueluche, influenza, rubéola e de surto alimentar.

No Sítio da Trindade, 390 pessoas fizeram teste rápido de HIV/Sífilis. Os Agentes Redutores de Danos distribuíram, nos locais mais movimentados da cidade, 220.288 preservativos (13.214 femininos) e 22.770 sachês de gel lubrificantes.

O Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou o empenho das equipes na preparação, que refletiu na eficácia dos serviços durante o Mundial. “O planejamento e a estrutura atenderam às expectativas de todos nós. A Copa das Confederações, ano passado, norteou os nossos trabalhos que culminou nessa experiência exitosa”, declarou o secretário.