NOTÍCIAS

| 01.07.14 - 12h05

Vigilância Sanitária interdita supermercado KD Alimentos

Cerca de 1,2 toneladas de alimentos impróprios para o consumo foi apreendida pela Vigilância Sanitária (Visa) do Recife, ligada à Secretaria de Saúde do município, ao interditar o supermercado KD Alimentos, no Ibura, Zona Sul da Capital. Durante a fiscalização, os inspetores da Visa encontraram condições precárias de higiene, vestígios de ratos, baratas, fezes de gatos, alimentos vencidos, armazenados de forma irregular e sob temperatura inadequada, além de problemas estruturais.

Entre os alimentos apreendidos estão carnes, peixes, iogurtes, queijos, pizzas, pães e bolos. Também foram encontrados produtos de limpeza sem registro da Anvisa. Devido a grande quantidade de produtos, um caminhão compactador precisou ser utilizado. A vistoria foi acompanhada por agentes do Procon, da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e da Delegacia do Consumidor.

De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária, Adeilza Ferraz, a situação do estabelecimento é crítica. “O local não tem higiene alguma, encontramos fezes de ratos e gatos, além de insetos e um mau cheiro insuportável. Encontramos também uma situação de risco iminente de incêndio por causa de uma fiação exposta”, comentou Adeilza.

Sobre a grande quantidade de alimentos apreendidos, Adeilza destacou as más condições de armazenamento dos produtos. “Encontramos os freezers com temperatura totalmente irregular, os iogurtes quase na temperatura ambiente e os produtos que deveriam estar congelados estavam descongelados. No depósito havia queijo sem procedência e carne armazenada no chão. Além disso, o mercadinho não tem licença da Adagro”, completou a gerente da Visa Recife.

O estabelecimento, que fica localizado na Av. Santa Fé, no Ibura, ficará fechado por quatro dias e responderá a processo administrativo junto a Visa. A administração tem 15 dias para apresentar a defesa. Se condenado, o mercadinho pode receber multa que varia de R$ 40 a R$ 400 mil.