NOTÍCIAS

| 01.07.15 - 18h03

Profissionais de saúde participam de atualização sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero na atenção básica

Na próxima sexta-feira (03), médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde, envolvidos com atendimento a pacientes com câncer do colo do útero e de mama, participarão de um encontro, no Auditório da Secretaria Estadual de Saúde, no bairro do Bongi, no horário das 8h às 12h. O matriciamento é uma atualização que tem como proposta capacitar e fortalecer estratégias de controle dessas doenças, por meio de ações que buscam a promoção da saúde, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento na atenção básica. A previsão é que cerca de 600 profissionais, divididos em quatro turmas, participem do matriciamento.

Entre os assuntos que serão abordados durante a reunião está o fluxo do encaminhamento dos pacientes da rede para os exames de mamografia em mulheres com idade entre 50 e 69 anos e citopatológico em mulheres de 25 a 64 anos, com o objetivo de tratar lesões precursoras de câncer em menor espaço de tempo possível.

HISTÓRICO - O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres, representando 23% do total de casos de câncer no mundo e a principal causa de óbitos na população feminina (Ministério da Saúde, 2011). O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, representando a quarta causa de morte por câncer no Brasil, tendo ocorrido 5.160 óbitos em 2011 (INCA, 2011).