Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 01.07.17 - 20h16

Cultura afro celebrada na Festa do Fogo

Público compareceu ao Pátio de São Pedro, na noite de ontem, para conferir a tradicional festa dedicada a Xangô

 

Integrando a programação de encerramento do ciclo junino 2017 da Prefeitura do Recife, o Pátio de São Pedro recebeu, na noite desta sexta-feira (30), a Festa do Fogo. Celebração ao orixá Xangô, divindade do trovão e da justiça, e a seu elemento, o fogo, a festa é uma ação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Protegidos da chuva pela estrutura montada no Pátio, os devotos de Xangô iniciaram a festa com discursos de agradecimento, por parte de representantes dos movimentos de terreiros do Recife. Após o agradecimentos, começaram as danças e cânticos em reverência ao rei Xangô.

A turista mineira Elenita Pires ficou encantada. "É muito bonito todo esse respeito e fé", comentou. Dona Clélia saiu de Camaragibe para prestigiar a festa. "São momentos como esse que ajudam a diminuir o preconceito com as religiões de matriz africana. Xangô é alegria e festa", celebrou a dona de casa, que há cinco anos não perde o evento por nada 

Todo ano, a festa integra o ciclo junino recifense promovendo uma comunhão entre religiões e culturas, para combater preconceitos e aproximar devotos de diferentes crenças numa celebração única às tradições nordestinas. 

ÚLTIMO DIA - Na noite de hoje (1º), a programação junina da capital acaba com apresentação de quadrilhas e muita festa nas ruas vencedoras do concurso Eu Amo Minha Rua, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Os arraiais serão nos bairros do Vasco da Gama, Água Fria e Alto do Mandú. Grande campeã deste ano, a Rua Paraisópolis terá shows com trio pé de serra, Pecinho Amorim e Capim com Mel. Nas ruas Jornalista José Campelo Junior e Bacuri, segunda e terceira colocadas, a festa também será animada, com muito forró e trios de forró pé de serra.

Vai ter ainda mostra de quadrilhas na quadra da Escola Professor Padre Lebre, localizada na Rua Angra dos Reis, UR-II, e na Escola Professor Jordão Emerenciano, no Ibura, encerrando o passeio da roça.