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Turismo | 01.07.18 - 21h30

Música na Igreja recebeu Orquestra Criança Cidadã neste domingo (1º)

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Um trio e um quarteto de cordas de alunos do Coque fizeram sua estreia oficial interpretando peças desafiadoras do repertório do período clássico (Foto: Mauricio Ferry/Cortesia)

 

Neste domingo (1º), às 17h, a Orquestra Criança Cidadã estreou dois grupos de câmara na Igreja da Madre de Deus, dentro do projeto Música na Igreja, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife. O Trio Optus e o Quarteto Vivace apresentaram duas peças de alta magnitude do período clássico - época que abrange composições escritas entre 1750 e 1810, aproximadamente. Ambas as partituras foram indicada aos alunos pelo maestro Nilson Galvão Jr., diretor musical da OCC. O concerto gratuito aconteceu na Igreja Madre de Deus, Recife Antigo.

O Quarteto Vivace - formado por André Luiz Serapião (violino I), Luhan Lucena (violino II), Cícero Bezerra (viola) e Miquéias Santana (violoncelo) -- interpretaram o Quarteto em sol maior, op. 76 n° 1, do austríaco Franz Joseph Haydn (1732-1809). Já o conjunto integrado por Micaele Cristina (violino), Letícia Ferreira (viola) e Davyd França (violoncelo), o Trio Optus, apresentou o Trio de cordas em ré maior, op. 09, n° 2, de Ludwig van Beethoven (1770-1827).

"Buscando oferecer oportunidades diversificadas e gratuitas de lazer e cultura para o recifense e os turistas que visitam nossa cidade, o Música na Igreja acontece no primeiro domingo de cada mês e a cada edição apresenta uma atração diferente de orquestra ou grupo instrumental.", explica Ana Paula Vilaça, Secretária de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife.

MÚSICA DE CÂMARA - Na tradição da música clássica, chama-se de música de câmara aquela executada por pequenos grupos instrumentais, de dois a nove integrantes: duos, trios, quartetos até nonetos. Conjuntos de dez a vinte instrumentistas já configuram orquestras de câmara. De todo modo, o nome “câmara” vem das câmaras (recintos) palacianas, onde esse repertório era costumeiramente tocada. Trata-se de uma tradição musical que requer plenos entrosamento e atenção entre os músicos, além de maior proximidade e concentração da plateia -- um universo essencialmente intimista, se comparado à ópera e à música sinfônica.