Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 01.07.22 - 19h55

Basquete em cadeira de rodas e classificação funcional no atletismo dão início aos Jogos Paralímpicos do Recife

img_alt

Competição promovida pela Prefeitura do Recife segue até o domingo (03), no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) e Centro Esportivo Santos Dumont (Foto: Maurício Ferry/PCR)

Foi com a bola subindo no centro da quadra principal do Geraldão que os Jogos Paralímpicos de Recife 2022 tiveram início. Na manhã desta sexta (01), o basquete em cadeira de rodas foi o responsável pela primeira disputa. Houve ainda a bocha paralímpica, o parabadminton e a classificação funcional no atletismo, novidade nesta edição. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, o evento é realizado desde 2017. No decorrer do sábado e domingo, o goalball, no Geraldão, atletismo e natação, no Santos Dumont, entram em cena.  

  

“Esses jogos são feitos a muitas mãos, com muito carinho, cuidado e zelo. Zelo por todos vocês”, destacou Yane Marques, secretária executiva de Esportes, aos atletas. “Temos esses jogos aqui hoje com marcas homologadas, com classificação funcional. Essa preocupação nossa é com vocês, com nossos paratletas. Todo mundo aqui é apaixonado por esportes e sabe o poder que ele tem de transformar a vida de cada um de nós. Não esperem menos desta secretaria de esportes. Contem com a gente sempre*, arrematou. 

 

Além de Pernambuco, há participantes de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Uma das novidades desta edição é que toda a arbitragem das disputas será oficial. Isso permite que as marcas dos atletas possam ser homologadas. Significa que os resultados são válidos perante o Comitê Paralímpico Brasileiro, como oficiais. Os competidores podem, assim, ter índices para disputar diversas competições nacionais e até internacionais – e possibilidade de pleito por Bolsa Atleta até do Governo Federal. O secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho, destacou o empenho para contar com esses diferenciais.  

 

“Aqui, temos nos preocupado bastante com a questão dos paratletas. Já assinamos recentemente com o Comitê Paralímpico Brasileiro para termos um centro de referência paralímpico, e isso mostra que o Recife, a Secretaria de Esportes, está empenhada com a infraestrutura e tudo que diz respeito ao paradesporto na nossa cidade.”  

 

Neste sábado (02), a partir das 8h, haverá goalball, no Geraldão. Já no Santos Dumont, acontecem as provas de natação apenas pela manhã e as disputas de atletismo ao longo de todo o dia. O encerramento dos jogos acontece no domingo (03), a partir das 8h, no Geraldão, com o goalball.  

 

Classificação Funcional - Os Jogos Paralímpicos do Recife têm pela primeira vez a presença de classificadores funcionais. A iniciativa, fruto da parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), aliada à arbitragem oficial, permite que atletas utilizem suas marcas e índices para concorrer em outras provas nacionais, internacionais e a pleitear bolsa atleta estadual e federal. "As categorias dos paratletas são dadas de acordo com o seu nível de mobilidade, capacidade, força, etc. Essa classificação é feita por um classificador clínico e outro técnico, para dizer o quanto aquele atleta tem de potencial para aquela modalidade. Isso é uma classificação funcional completa.", explica Yane Marques. 

 

SERVIÇO 

 

Sábado (02)  

08h às 12h:  

Geraldão (quadra principal): goalball  

Santos Dumont (pista): atletismo  

Santos Dumont (piscina): natação  

14h às 18h:  

Geraldão (quadra principal): goalball  

Santos Dumont (pista): atletismo  

 

Domingo (03)  

08h às 12h:  

Geraldão (quadra principal): goalball