Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 01.07.22 - 12h07

Domingo de cortejo junino na zona norte da cidade

img_alt

A Caminhada do Forró e o Desfile das Bandeiras irão se encontrar pelas ruas do São João recifense. Concentração será às 17h, na Praça Vila Maria. (Foto: Andrea Rêgo Barros/ Arquivo PCR)

Neste domingo (3), antes de o balancê tomar conta do Sítio Trindade, a Caminhada do Forró e o Desfile das Bandeiras irão se encontrar pelas ruas do São João recifense. A partir das 17h, tocadores e brincantes do ciclo irão se concentrar, na Praça Vila Maria, em Casa Amarela, para percorrer as ruas da Zona Norte da cidade, em homenagem aos santos e tradições culturais populares. O destino final será o Sítio da Trindade, onde a festa vai continuar noite adentro.

À frente do cortejo, desfilarão as sanfonas da tradicional Caminhada do Forró, convidando ao arrasta-pé pelas ruas Arnoldo Magalhães e Estrada do Arraial, em direção ao Sítio. Atrás dos sanfoneiros, irão as 12 bandeiras de agremiações e grupos culturais do Recife e de toda a Região Metropolitana do Recife, abrindo alas para as alegrias e tradições do ciclo.

O Desfile das Bandeiras Juninas foi criado em 1993, para manter vivas as manifestações populares típicas do São João. A inspiração vem principalmente do Acorda Povo, cortejo tradicional em alguns bairros do Grande Recife e adjacências, que acontece na madrugada do dia 23 para o dia 24 de junho, com o intuito de acordar a população para brincar a festa.

Durante o percurso, o sanfoneiro Damião Mota será responsável por puxar o trio, acompanhado por dezenas de sanfoneiros, zabumbeiros, tocadores de triângulo, forrozeiros e matutos de todos os cantos do estado, ao som do legítimo forró nordestino.

Realizada pela Acontecer Projetos Culturais, a Caminhada chega à sua 17ª edição este ano, rendendo homenagem ao compositor Bráulio de Castro e reunindo artistas como Josildo Sá, Irah Caldeira, Petrúcio Amorim, Terezinha do Acordeon, Pecinho Amorim, André Macambira, Roberto Cruz, Rogério Rangel, Derico Alves, Luizinho de Serra, Damião Mota, Benil Ramos e Dudu do Acordeon, além de Silvério Pessoa, que fará sua primeira participação no evento. Esses artistas embalarão a programação da terceira noite de festa, no palco principal do Sítio Trindade.