Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.07.22 - 15h01

Prefeitura do Recife promove mutirão de vacinação contra covid-19, gripe e sarampo em dez locais neste fim de semana

img_alt

fim de semana Entre os locais onde os imunizantes serão aplicados, sem necessidade de agendamento, estão mercado público, unidades de saúde e shopping (Foto: Ikamahã/SESAU Recife)

A Prefeitura do Recife vai realizar, nestes sábado (2) e domingo (3), mais um mutirão de vacinação contra gripe, sarampo e covid-19. Os imunizantes serão aplicados, sem necessidade de agendamento, em dez locais da cidade (confira lista mais abaixo), entre mercado público, unidades de saúde e shopping. Os profissionais da Secretaria de Saúde municipal vão aplicar as vacinas de gripe e sarampo naqueles que fazem parte dos grupos prioritários das Campanhas, enquanto a de covid-19 será voltada para as crianças entre cinco e 11 anos e também para pessoas a partir de 12 anos. 

 

Para a Campanha Nacional de Vacinação Contra o sarampo, o público-alvo são os trabalhadores da saúde e as crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já a de gripe contempla, além desses dois grupos, os idosos, gestantes, puérperas, professores das redes de ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente. Também podem receber o imunizante os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

 

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde e os professores, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho. Já as gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente devem levar laudos médicos que comprovem a condição.

 

Já a vacina de covid-19 será aplicada nas crianças entre cinco e 11 anos e também nas pessoas a partir de 12 anos que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina, ou aqueles que estão no prazo para a segunda dose, os que estão com doses atrasadas ou que já podem tomar a primeira ou segunda dose de reforço. Podem receber a primeira dose de reforço (terceira dose) as pessoas entre 12 anos e 49 anos que tomaram a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Já aquelas com 40 anos ou mais, imunossuprimidas, com o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior a 40 e os trabalhadores da saúde também podem receber a segunda dose de reforço (quarta dose).

 

As pessoas precisam apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Caso não possua e também não tenha o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da vacinação. Também precisam apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal.

 

Confira a programação:

 

SÁBADO (2):

 

• Mercado de São José: Praça Dom Vital, bairro de São José (das 8h às 16h) – neste local, a vacinação de covid-19 será para pessoas a partir de 12 anos

• Sociedade Democrática de Dominó: Rua dos Craveiros, 130, Campina do Barreto (das 8h às 16h) 

• Ferreira Costa: Rua Cônego Barata, 275, Tamarineira (das 8h às 16h) – neste local, será feita apenas a vacinação de covid-19 das pessoas a partir de 5 anos

• Mercado de Afogados: Estrada dos Remédios, s/n, Afogados (das 8h às 15h) – neste local, será feita apenas a vacinação de covid-19 das pessoas a partir de 5 anos

• Shopping Recife: Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem (das 9h às 18h)

• Igreja Batista: Rua da Mangabeira, s/n, Mangabeira (das 8h às 15h)

• Maria’s Festa: Av. Santos, 170, Cohab (das 8h às 15h)

 

DOMINGO (3):

 

• Shopping Tacaruna - Av. Gov. Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro (das 9h às 18h) (segundo piso, próximo à loja C&A)

• Praça do Hipódromo (das 8h às 16h)

• Ferreira Costa: Rua Cônego Barata, 275, Tamarineira (das 8h às 16h) – neste local, será feita apenas a vacinação de covid-19 das pessoas a partir de 5 anos

• Shopping Recife: Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem (das 11h às 18h)

• Unidade de Saúde Aristarcho de Azevedo: Rua Bahia, 29, Jordão (das 8h às 15h)