Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 01.07.22 - 11h35

Prefeitura do Recife realiza segunda edição dos Jogos do Orgulho

img_alt

A Competição será realizada nos dias 3, 10 e 17 de junho e vai reunir jogos de Vôlei, Futsal e Queimado. A ação tem o objetivo inserir a comunidade LGBTQIAP+ em uma competição de caráter socioesportivo na UFPE e no Geraldão. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), realizará, a partir do próximo domingo, 3 de julho, a segunda edição dos Jogos do Orgulho. A abertura acontece no ginásio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A ação pretende reforçar o compromisso do município com a garantia do acesso democrático dos jovens ao esporte e ao lazer. O evento é gratuito e aberto ao público em geral e é uma iniciativa , promovida em parceria com as Secretarias de Direitos Humanos, Mulher, Esportes e Saúde, e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Pernambuco.

Ao todo, a competição terá 21 equipes que vão disputar jogos de Vôlei, Futsal, feminino e masculino e Queimado com equipes mistas. Em sua 2ª edição, os Jogos do Orgulho tem como objetivo inserir a comunidade LGBTQIAP+ nas práticas esportivas da nossa cidade; Os Jogos pretendem promover a inclusão ativa dos jovens nas práticas esportivas comunitárias. Dessa forma, uma das exigências na formação das equipes foi pelo menos 50% dos participantes de cada time ser LGBTQIAP+ , incluindo o líder da equipe.

Nos dias 3 e 10 de julho, os jogos começam às 9h, no espaço esportivo da UFPE, na rua Professor Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária. O Futsal será disputado por cinco equipes, três na categorias femininas e duas masculinas. As partidas de vôlei contam com 9 equipes masculinas e as de queimado com sete equipes mistas. Os jogos das eliminatórias, que acontecem dia 10 também na UFPE, acontecerão a partir das 9h. A disputa da semifinal e da final de cada categoria acontecerá no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, no dia 17 de julho.

Além da competição, nesta edição os Jogos do Orgulho contou com a pintura de mural na rua das Ninfas, na Boa Vista, celebrando a diversidade, o direito ao esporte e as Olimpíadas de Paris 2022. A ação é uma parceria com o Consulado Francês, a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, o Clube Metrópole, Instituto Boa Vista e o coletivo Aurora de Estrelas.

Primeira edição: Tendo sua primeira edição realizada no ano de 2021, o “Jogos do Orgulho” reuniu cerca de 300 jovens para vivenciar a prática esportiva e teve no total 500 pessoas no evento no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães. Com a proposta de ser um espaço para celebrar o esporte e a pluralidade, tendo o propósito de reafirmar o compromisso da Prefeitura do Recife com as juventudes, em especial com a juventude LGBTQIA+ e  as jovens mulheres, na efetivação das Políticas Públicas de Juventude na cidade.