Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 01.07.24 - 16h12

Em 20 dias de programação por toda a cidade, Recife celebrou o São João mais raiz do Nordeste

img_alt

A festa reuniu mais de 1,2 mil atrações e alcançou 14 polos, convidando o Recife todo ao balancê. Celebrando fé e festa, a programação preparada pela Prefeitura do Recife contou com concursos de quadrilha, procissão, festa para Xangô, além de grandes shows, que espalharam muita alegria e arrasta-pé para confirmar: é no Recife que o Brasil resiste em brincar os festejos juninos mais genuínos, animados e democráticos do país (Foto: Marcos Pastich)

Em 20 dias de coloridos e comovidos festejos, que apresentaram mais de 1,2 mil atrações em 14 polos espalhados por toda a cidade, o Recife Junino, promovido pela Prefeitura do Recife, confirmou e sacramentou na posteridade nordestina com quanta tradição, resistência e alegria se celebra o São João mais autêntico do Brasil.

 

"Nosso São João foi um sucesso. Cerca de 1.200 apresentações, mais de 14 polos, incluindo o Sítio Trindade, que foi um verdadeiro espetáculo. E um São João que foi marcado pela nossa tradição, nossa cultura, nossa raiz, que é a marca e inspiração do Recife. Que a gente siga fazendo os festejos juninos, os ciclos culturais, que é a nossa força e a nossa essência. Além disso, quero fazer um agradecimento a todos os artistas, todos os trabalhadores, todo mundo que se apresentou, todos que fazem do Nordeste esse território gigante da nossa cultura e nosso grande pilar", ressaltou o prefeito João  Campos

 

Danado de bom, o ciclo junino que encerrou ontem (30), com festa cheia e animada na Rio Branco e no Sítio Trindade, onde a despedida foi embalada por ninguém menos que Alceu Valença e seus sucessos cantados a plenos pulmões por um Sítio Trindade cheio de alegria, confirmou-se celebração à essência e à resistência nordestinas, garantindo o devido protagonismo exclusivamente às tradicionais brincadeiras, belezas e atrações da cultura popular e junina do Nordeste.

Teve coco, ciranda, xaxado, forró e baião para todo lado. Teve também concurso de quadrilha, procissão para os santos juninos, festa para Xangô, exposição de culinária afro-brasileira, aniversário da rádio Frei Caneca FM e muito rala bucho na festa que se destaca cada vez mais no país por hastear a bandeira das mais autênticas tradições, tendo trazido como tema e lema este ano: “Recife Junino - Nossa Raiz”.

O passeio na roça foi comprido e animado. Começou no dia 11 de junho e seguiu mês adentro, tirando o Recife inteiro para dançar, com programação quase todo dia e milhares de servidores empenhados em fazer a festa mais bonita que o Recife já devotou aos santos juninos.

O ciclo, que homenageou este ano Nádia Maia e Assisão, começou no Sítio Trindade, com as coloridas disputas dos concursos de quadrilhas juninas. Chegou à Rio Branco no dia 14 e, em seguida, alcançou 11 bairros: Lagoa do Araçá, Barro, Campo Grande, Cordeiro, Graças e Totó, que celebraram São João, nos dias 23 e 24 de junho, e Bongi, Brasília Teimosa, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela, que fizeram festa para São Pedro, nos dias 28 e 29. 

Em honra e graça ao padroeiro dos pescadores, o Pátio que leva o nome do santo, no bairro de São José, celebrou três dias de festa. Ontem, o balancê da despedida, além de devotado a São Pedro, foi dedicado à Frei Caneca FM, que completou oito anos no ar em mais uma edição do Palco Frei Caneca, que ofereceu um mosaico generoso de tempos, forças, estilos, ritmos e potências da música feita no Recife.

Em todos os polos espalhados pela cidade, bandeirinhas, luzes e balões garantiram o colorido da festa, enfeitada e estampada ainda por personagens criados pelo artista Manoel Quitério, misturando o imaginário da tradicional cultura popular junina com as mais contemporâneas referências do grafitti.

No Sítio Trindade e na Rio Branco, teve até cidade cenográfica, além de grandes pórticos luminosos, em formato de bandeira de são João, sanfona e fogueira, para acender as esperanças e belezas do autêntico imaginário junino e nordestino, que há séculos coloca fé e festa, passado e futuro, abundância e alegria para formar animados pares no alavantú das mais enraizadas tradições culturais e populares.

Transmissão

Até quem não arrastou pé para dentro da festa, conseguiu participar. A TV Conecta Recife entrou no ar com a equipe completa para mostrar o melhor do Ciclo Junino da capital, direto do Sítio Trindade, nos dias 23, 24, 28 e 29. As transmissões aconteceram pelo YouTube da Prefeitura do Recife e da própria TV, com 8 mil visualizações durante os quatro dias. Foram entrevistados os artistas que se apresentaram no palco principal, cerca de 10 matérias foram preparadas especialmente pra data e, em tempo real, a TV exibiu os shows que aconteceram no Sítio nessas datas. A animação do público também teve registro na Avenida Rio Branco. E pelo Instagram (@tvconectarecife), conteúdos exclusivos movimentaram as redes mostrando os detalhes e os bastidores no polo mais tradicional da cidade. 

Além da programação de ontem (30), direto do Pátio de São Pedro, a aniversariante Frei Caneca FM transmitiu os shows do Sítio nos dias 23 e 34, 28 e 29. E ainda acrescentou na transmissão de flashes ao vivo do balancê na Rio Branco.

Meio ambiente e sustentabilidade

Garantindo apoio aos catadores de materiais recicláveis durante os dias do São João na cidade, a Prefeitura do Recife montou uma estrutura no Sítio Trindade para a coleta e comercialização desses resíduos, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). A cabine de comercialização serviu ainda como ponto de apoio aos catadores autônomos, além de 64 catadores cadastrados de nove cooperativas apoiadas pela Prefeitura. A operação arrecadou 2,4 toneladas de materiais recicláveis entre garrafas Pet, latas, plástico e papelão. 

Dentro da operação da cabine com os catadores cooperados houve o pagamento de diárias de R$ 140,00, incluso o transporte, além de refeição/lanches e fardamento com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Já na operação fora da cabine, os catadores avulsos receberam lanche, EPIs e o pagamento pelo material coletado. Os resíduos foram direcionados para as cooperativas participantes e o valor será repartido entre elas. O Sítio Trindade contou com dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos recicláveis, e a Emlurb também instalou no local 180 tonéis para o descarte de lixo comum e 30 para recicláveis, garantindo mais conforto e a manutenção da limpeza no espaço.