NOTÍCIAS

Cultura | 01.08.12 - 15h42

CTTU realiza campanha educativa nas escolas

[caption id="attachment_23266" align="alignleft" width="334"]

Equipes de arte educadores estão incentivando estudantes a ter maior atenção no trânsito. Foto: Iranildo Francisco


[/caption]

Equipes de arte educadores estão incentivando estudantes a ter maior atenção no trânsito

Por Fernanda Moneta

Nesta quarta-feira (01), primeiro dia de aula na rede particular na cidade do Recife, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) iniciou mais uma etapa da campanha educativa nas escolas, incentivando crianças de 2 a 10 anos a adquirir maior atenção no trânsito. A atividade, que usou o tema: Dê preferência à vida: segurança é na faixa, deu ênfase à travessia segura de pedestres.

A peça já foi trabalhada no início do ano com a rede pública de ensino, quando mais de 40 escolas foram visitadas no primeiro semestre de 2012. Na volta às aulas do segundo semestre, a campanha passou para a rede particular, e o Colégio Damas foi primeira instituição visitada. Cerca de 1.500 alunos assistiram à esquete produzida pela CTTU.

O Gerente de educação no trânsito, Francisco Irineu, explicou que em relação a todos na sociedade, a criança é a mais vulnerável, pois sua percepção com o movimento no trânsito ainda esta sendo desenvolvida, enquanto o adulto já é capaz de reagir com maior velocidade. “O motorista tem sua orientação quando faz o curso de formação de condutores, já a criança, aprende de uma maneira pedagogia dentro das escolas, por isso é importante a realização dessa campanha dentro dos centros de ensino”, destacou Francisco.

A aluna Marina Peixoto assistiu a peça e aprenderam a importância de atravessar na faixa de pedestres, usar o cinto de segurança, usar a cadeirinha, observar a sinalização semafórica antes de fazer a travessia de uma via. “A gente também tem que ensinar nossos pais para não parar do lado de outro carro, nem em cima da calçada, porque isso atrapalha quem ta passando”, completa Mariana Peixoto, estudante do 1º ano do ensino fundamental.

A diretora do colégio Damas, Irmã Alcilene Fernandes, parabenizou a iniciativa da Campanha, “Tem tudo a ver com o projeto de educação no trânsito que nós fazemos na escola, essa peça só colabora para que as crianças botem em prática o que vivenciam dentro da instituição”, completa. Até o final do mês de agosto uma escola será visitada por dia, nessa semana, São Luis e Sesc Santo Amaro receberão os arte educadores.

A professora, Zenaide Rabelo, acompanhou a peça e constatou a importância de uma visão de fora da instituição, “a escola já faz esse tipo de atividade, ensinando as crianças sobre a segurança no trânsito, mas as vezes o aluno acha que o que é aprendido na sala de aula, fica apenas lá, quando temos a oportunidade de trazer uma equipe de fora que diga o mesmo que os professores, eles prestam mais atenção e colocam o aprendizado em pratica”, afirma.

A educadora ainda ressaltou a importância da campanha em trazer um arte educador responsabilizado em interpretar a peça na linguagem dos sinais, “muitas instituições trabalham com crianças com deficiência auditiva, e devem ser lembradas, esse é o primeiro evento na escola em que a organização se preocupou com esse público”, completa

Reforço fiscalização - Com o início das aulas, Recife recebeu em média um aumento de 30% no tráfego de veículos circulantes nas vias. O estacionamento irregular e a parada em fila dupla são duas das infrações mais cometidas pelos condutores na frente das escolas. Por conta disso, até o dia 15, a CTTU irá reforçar a fiscalização com agentes de trânsito nos corredores onde estão localizados 11 colégios e grande e médio porte. Os guardas estarão monitorando o trânsito nos horários de início e término das aulas, e orientando condutores sobre as infrações de trânsito. A medida visa ajudar para que o trafego nas áreas críticas flua de maneira adequada, evitando assim, congestionamentos.