NOTÍCIAS

| 01.08.14 - 11h57

Operação Volta às Aulas da CTTU tem início na segunda-feira (4)

As ações acontecerão em escolas particulares do Centro, Zona Sul e Zona Norte do Recife. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai realizar, a partir da próxima segunda-feira (4) até o dia 22 de agosto, a Operação Volta às Aulas. Durante três semanas, a ação vai percorrer 15 escolas particulares localizadas no Centro, Zona Sul e Zona Norte do Recife, abordando temas sobre segurança e educação no trânsito.

As primeiras escolas a receberem a iniciativa estão localizadas na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, onde há uma grande concentração de instituições de ensino e um grande fluxo de veículos. A campanha acontece a partir das 7h da segunda-feira (4) e vai contar com cerca de 25 arte-educadores que vão orientar pais, estudantes e professores com atividades lúdicas e informativas.

A campanha vai promover uma apresentação de peça de teatro para as crianças com o tema "Só com respeito, atenção e gentileza se faz um trânsito melhor" e um game show interativo, com o qual as crianças aprenderão sobre questões importantes como convivência segura e harmoniosa no trânsito. Para o Chefe de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu, além de promover a educação, a campanha também tem caráter preventivo, uma vez que as crianças estão mais vulneráveis a acidentes. "As crianças estão em processo de formação e mais propensas a acidentes. Por isso, temos a preocupação de alertá-las sobre os perigos de não seguir as orientações de segurança no trânsito", comentou.

Esta é a segunda campanha de volta às aulas de 2014. A primeira, realizada em fevereiro, passou por 30 escolas municipais e particulares da cidade. Com o retorno às aulas no Recife, a frota de veículos nas vias tem um aumento médio de 20%. Considerando a estimativa da frota da cidade, somada aos veículos de toda a Região Metropolitana, cerca de 1 milhão de veículos circulam diariamente no Recife. Já no período de férias escolares existe uma redução média de 200 mil automóveis/dia.

FISCALIZAÇÃO - Paralelamente à campanha educativa, uma equipe de agentes de trânsito estará reforçando a fiscalização em frente às escolas. O objetivo é coibir irregularidades como estacionamento proibido e parada em fila dupla. Os veículos flagrados parados em desacordo com a lei estão sujeitos a multas no valor entre R$ 53,20 e R$127,62, além dos pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).