NOTÍCIAS

| 01.08.14 - 17h36

Recife lança espaço para debater o tema Saúde Mental, Álcool e outras Drogas

A proposta é trocar experiências e socializar resultados de pesquisas entre os profissionais

A Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, inaugura um espaço para que profissionais troquem experiências e socializem resultados de pesquisas sobre temas relacionadas à Saúde no município. O primeiro ciclo de debates será aberto às 14h, desta segunda-feira, 04, pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, e pelagerente de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Telma Melo, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José.

A proposta é criar um espaço que sirva para a qualificação do atendimento prestado aos usuários da Rede de Saúde do Recife mediante a formação continuada dos profissionais, residentes e estudantes vinculados à Rede SUS Escola. A professora Charmênia Maria Braga Cartaxo da Universidade de Pernambuco (UPE) e tutora do Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde – PET/SAÚDE/UPE dará início ao ciclo de palestras. Ela abordará a situação do transtorno mental, do crack e outras drogas no território da cidade, mapeando os usuários e integrando as ações de atenção à saúde na área de abrangência das Unidades de Saúde da Família (USFs).

Outro tema a ser exposto pela professora Charmênia é o “Mapeando a Política de Reinserção/Inclusão Social através da Geração de Renda e Trabalho na Rede de Atenção Psicossocial do Município da Cidade do Recife: Saúde Mental e Economia Solidária”. Ao todo, serão dez encontros articulados, com o debate de vários assuntos pesquisados em dissertações de mestrado, teses e pesquisas.

O projeto tem como público alvo profissionais de nível médio e superior, residentes e estudantes vinculados à rede de serviços integrantes da Política de Saúde e especificamente da Política de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Cidade do Recife, a exemplo de profissionais integrantes do Projeto Percursos Formativos da RAPS: Intercâmbio de Experiências – Demandas Associadas ao Uso do Álcool e outras Drogas e Saúde Mental Infanto-Juvenil, além dos profissionais vinculados às políticas setoriais da Cidade do Recife.