Aniversário do Jardim Botânico do Recife é comemorado com muita festa
Um ambiente familiar e festeiro marcou a manhã deste sábado (1) no Jardim Botânico do Recife (JBR). A festa foi em comemoração aos 36 anos de fundação e a elevação de categoria, que colocou o espaço entre os cinco melhores do Brasil e o melhor do Norte e Nordeste. O prefeito Geraldo Julio participou das comemorações acompanhado da família.
A medida reconhece a importância do acervo e do trabalho desenvolvido no local visando a preservação da flora brasileira.
O anúncio da elevação da categoria “C” para “A” foi feita nos últimos dias pelo Ministério do Meio Ambiente. A medida reconhece a importância do acervo e do trabalho desenvolvido no local visando a preservação da flora brasileira. Para marcar o título, a festa de aniversário contou com atividade de arte-educação, corte de bolo, lançamento da revista científica Arrudea, apresentação da orquestra de câmara Anjoluz, entre outras atividades.
Geraldo comemorou o fato do JBR estar cada vez com mais visitantes após a requalificação que o espaço recebeu. “O Jardim Botânico era conhecido por poucas pessoas da nossa cidade. Esse convívio com a natureza é muito importante e isto pode ser feito aqui dentro da nossa cidade, principalmente para os jovens e as crianças. Isso desenvolve uma consciência melhor sobre o meio ambiente para o futuro”, destacou.
Ainda durante o ato, o prefeito reforçou o convite para que todo recifense e pessoas moradoras de outras cidades visitem o espaço. “Vir para o Jardim Botânico, passar o dia aqui, trazer a família, é muito importante. O espaço também serve para desenvolver a educação ambiental e isso se reflete na nossa cidade, com o cuidado com o lixo”, acrescentou.
Para conquistar o novo patamar, o Jardim Botânico, equipamento ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife, precisou atender às 16 exigências da resolução 339 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A legislação define regras para criar esse tipo de equipamento e normatiza suas atividades. De acordo com ela, os espaços têm uma função estratégica dentro do programa de conservação da flora nacional, devido a suas coleções de plantas, trabalhos de reflorestamento, ações educativas e pesquisas feitas pelo seu corpo técnico.
“Ainda em 2013 entregamos à população um Jardim Botânico todo requalificado, com jardins, praças, e outros espaços restaurados. Também implementamos um grande programa de educação ambiental que funciona de terça a domingo. Investimos ainda em pesquisa científica com os nossos próprios técnicos. Então, todas estas ações que realizamos aqui fez com que o nosso Jardim fosse elevado à categoria ‘A’”, lembrou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.
A reforma completa aconteceu em 2013, quando o espaço ganhou seis novos atrativos (jardins plantas medicinais, bromélias, cactos, palmeiras, flores tropicais e o econúcleo). Com isso, o espaço se tornou um dos mais queridos pela população, chegando a bater recorde de visitação. Desde sua reabertura até agora, mais de 100 mil pessoas por ano foram ao parque passar alguns momentos em conexão com a natureza. Antes, a média anual era de três mil pessoas.
Pessoas como Márcio Gomes, presidente do grupo escoteiro Chico Science, que realiza trabalho ambiental junto ao Jardim Botânico e reúne grupos de crianças para conhecer o local. “Hoje em dia nós temos que pensar na questão ambiental todos os momentos. Em tudo que a gente faz. O meio ambiente não é só mato e floresta. O meio ambiente está dentro da gente. Espaços como estes precisam ser multiplicados e cuidados, para que as próximas gerações tenham este tipo de consciência”, pontuou.