Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 01.08.17 - 15h52

PCR abre inscrições para os Jogos Escolares do Recife

img_alt

Estudantes podem se inscrever até o dia 31 de agosto para as competições que vão acontecer entre setembro e novembro (Foto: Marcos Pastich/Arquivo PCR)

 

 

Estão abertas a partir desta terça-feira (1º) as inscrições para os Jogos Escolares do Recife. Realizada pela Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer e de Educação, a programação vai garantir uma competição esportiva entre estudantes da rede municipal de ensino. As inscrições seguem até 31 de agosto com as modalidades futsal, handebol, voleibol, atletismo, badminton e natação. Os estudantes podem se inscrever na sua própria instituição de ensino e cada escola encaminha o procedimento na Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, que fica no 7º andar da Prefeitura.

Os Jogos estarão disponíveis para todos os estudantes das 36 escolas municipais que têm turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental e são uma etapa eliminatória que classifica as equipes para participação dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEP's) e, consequentemente, para os Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A expectativa é que 1,5 mil alunos participem.

As competições acontecem entre setembro e novembro. Os jogos contam com as categorias Pré-Mirim (10 a 11 anos), Mirim (12 a 14 anos), Infantil (15 a 17 anos) e Pessoas com Deficiência (estudantes a partir dos 10 anos). Parceira da ação, a Uninassau vão garantir profissionais e estudantes de enfermagem, educação física e fisioterapia durante todos os jogos.

Representantes da Secretaria Executiva de Esportes do Recife vão visitar, nesta primeira quinzena de agosto, as instalações esportivas que serão utilizadas na execução dos Jogos Escolares, como o Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, e algumas escolas da rede.

Para instigar os estudantes para as competições, nos meses de maio e junho foram realizados seis festivais esportivos, um em cada Região Político-Administrativa (RPA) da cidade. Os Jogos Escolares do Recife fazem parte do Programa de Esporte Educacional, que fortalece o esporte como ferramenta de inclusão social.


Cronograma

01/08 a 31/08 - Período de inscrições para os Jogos Escolares do Recife

24/09 - Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares

25/09 a 28/11 - Competições dos Jogos Escolares