Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 01.08.22 - 21h56

No Recife, a volta às aulas contará com educação no trânsito, reforço na fiscalização e mais estruturas de pedestres

img_alt

Operação Volta às Aulas terá participação de artistas educadores da Liga da CTTU em 20 escolas durante todo o mês de agosto, além do lançamento de uma cartilha com orientações de trânsito para crianças. (Foto: Josenildo Gomes/CTTU)

Durante o período de volta às aulas, o trânsito do Recife tem um aumento de cerca de 25% no fluxo de veículos. Pensando nisso, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou a Operação Volta às Aulas com ações de educação, fiscalização e engenharia de trânsito. O principal objetivo é levar mais segurança viária aos pedestres, que se concentram nas áreas escolares, além de levar informações com atividades lúdicas sobre o trânsito para crianças. Durante o mês de agosto, equipes de artistas educadores, agentes de trânsito e orientadores estarão em 20 escolas em toda a cidade para lançar a cartilha “Crianças para o trânsito”, que traz atividades e orientações sobre segurança viária para o público infantil a partir dos cinco anos.

Entre as principais orientações para os motoristas, estão as de ocupar o espaço de forma correta na via – não estacionar em fila dupla, nem em local proibido, especialmente sobre calçadas. A velocidade também é um ponto importante, especialmente nas áreas escolares, que costumam ter muitas crianças na via. Para os pais e responsáveis, a orientação é de sair cedo de casa para evitar correria no trânsito. Para os pedestres, especialmente os que estão acompanhando crianças, é importante estar atento ao fluxo de veículos, evitar transitar no leito viário e utilizar as faixas para travessia. Para os ciclistas, a orientação é utilizar as rotas cicláveis onde houver e se posicionar sempre no mesmo sentido de fluxo dos veículos motorizados. É importante que os motoristas mantenham a distância adequada dos ciclistas.

“Nós estamos investindo cada vez mais em educação para o trânsito e a operação de Volta às Aulas se destaca pelo aumento do fluxo de veículos nas vias, sobretudo nas vias do entorno das escolas. Uma ação educativa com foco para as crianças, além dos condutores, consolida a importância pois elas são multiplicadoras das mensagens sobre educação para o trânsito”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Além das ações de educação para o trânsito, a engenharia de trânsito também intensificou as ações para levar mais segurança viária às áreas escolares. Ao todo, foram implantadas duas faixas de pedestres elevadas (que garante mais acessibilidade na travessia) em Brasília Teimosa, próximo às escolas municipais Engenheiro Umberto Godim e Henoch Coutinho de Melo, e também no Alto José Bonifácio, em frente à Escola Estadual Caio Pereira. Também foram implantados dois semáforos para pedestres na Avenida Rui Barbosa, nas proximidades do Colégio Damas, e na Avenida Doutor José Rufino, na altura da Creche Escola Municipal Recife Presidente Tancredo de Almeida Neves. Serão implantados, ainda, um conjunto de paraciclos próximos a escolas com alto fluxo de ciclistas.

 

ORIENTAÇÕES PARA CONTRATAÇÃO DE TRANSPORTES ESCOLARES – Para os pais, mães e responsáveis que precisam contratar transportes escolares para as crianças, a CTTU orienta que devem observar se o veículo possui o selo do Detran-PE cedido aos carros aprovados pela vistoria semestral. É importante, também, pedir referências sobre o motorista a outros pais e na própria escola, além de analisar o comportamento do condutor no trânsito. É importante checar se as crianças transportadas utilizam o cinto de segurança, além fazer um contrato com o prestador de serviço e de anotar o endereço e o telefone motorista e do seu auxiliar.