Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Covid-19 | 01.09.21 - 17h25

Saiba os locais onde haverá testagem gratuita para a covid-19 nesta quinta (2) no Recife

img_alt

Das 8h às 16h, equipes da Secretaria de Saúde (Sesau) irão realizar os testes em seis localidades da capital. (Foto: Richardson Martins/Sesau)

 

 

Nesta quinta-feira (2), a Prefeitura do Recife vai realizar testagem gratuita para a covid-19 em seis localidades da capital. Das 8h às 16h, equipes da Secretaria de Saúde (Sesau) irão realizar os testes na Estação de Metrô Joana Bezerra (São José); no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha); Conselho de Moradores do Alto Santa Isabel (Casa Amarela); Associação dos Moradores do Barro (Barro); no Mercado de Nova Descoberta (no bairro de mesmo nome); e na Praça da Várzea (Várzea). Cada um dos locais tem capacidade para aplicar até 200 testes, totalizando 1.200 checagens ao longo do dia.

Qualquer pessoa pode fazer o teste, basta apresentar um documento de identificação. O resultado fica pronto em até 30 minutos. Os casos positivos estão sendo cadastrados no Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada.

Se as equipes de saúde identificarem pessoas com sintomas respiratórios e o teste de antígeno der negativo, será feito agendamento no local para a realização do RT-PCR (teste padrão ouro para detecção do vírus ativo), por meio do Atende em Casa.

Durante a ação, os profissionais da Sesau também farão abordagens educativas sobre a importância da vacina anticovid, e as pessoas que não tiverem recebido nenhuma dose ou não tiverem o esquema vacinal completo poderão agendar, através do Conecta Recife, para tomar a dose.

A ação, que está inserida no Programa TestaPE, do Governo de Pernambuco, visa a redução da transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos. Nesta primeira etapa, os testes estão sendo aplicados, por equipes volantes da saúde, em locais de grande circulação de pessoas - como mercados públicos, estações de metrô, escolas municipais - e em pontos de vulnerabilidade social de 22 localidades, que foram selecionadas a partir da análise de critérios como Índice de Desenvolvimento Humano, cobertura vacinal e cobertura de Estratégia de Saúde da Família.

 

TESTAGEM COVID-19 – QUINTA-FEIRA (2):

- Estação de Metrô Joana Bezerra - São José;

- Compaz Eduardo Campos - Alto Santa Terezinha;

- Mercado de Nova Descoberta – em Nova Descoberta;

- Conselho de Moradores do Alto Santa Isabel - Casa Amarela;

- Associação dos Moradores do Barro - Barro;

- Praça da Várzea (Várzea).