Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 01.09.22 - 12h28

Animação e saudade se contrapõem em despedida da 14ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa

img_alt

Competição realizada pela Prefeitura do Recife contou com 740 inscritos, com idades que giram entre 60 e 95 anos. (Foto: Maurício Ferry/PCR)

 

Ao fim de 15 dias de muita dança, atividade física e festa, chegou a hora de se despedir da 14ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa. O encerramento aconteceu na tarde desta quarta-feira (31), na AABB, nas Graças. A competição, realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, contou com 740 inscritos, com idades que giram entre 60 e 95 anos, distribuídos por 27 grupos – que, em sua totalidade, receberam medalhas e troféus.  

"Eu vou dizer que mato e morro para estar aqui com eles. É uma energia indescritível, de verdade. Olhar nos rostos dessas pessoas e observar que são histórias de luta e estão aqui felizes da vida" enalteceu Yane Marques, secretária executiva de Esportes, que ainda comentou sobre a quantidade de pessoas que debutaram no evento. "Esse público que vem pela primeira vez não deixa de ser o nosso foco. Toda vez que tiramos o idoso de casa, para sair da rotina do sedentarismo, participar das nossas atividades e trazer uma condição de melhor qualidade de vida, de amizades, estamos cumprindo o nosso papel como ente público. Cuidando das pessoas. Esses novatos, muito bem-vindos, e veteranos, muito queridos, fazem a gente querer melhorar a cada ano", destacou. 

Nesta edição, o Compaz Ariano Suassuna recebeu as oficinas e a competição esportiva. Foram 10 modalidades adaptadas: voleibol, basquete, handebol, futsal, hóquei, golfe, arco, estafeta, dominó e dama. A mostra artística e cultural aconteceu no Teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem. Lá, os inscritos apresentarão suas produções, evidenciando os aspectos da temática por meio da dança, teatro, poesia e outras manifestações. Os cinco primeiros colocados foram homenageados com placas. Foram os grupos: Geraldão, Babaloo, Sereias Teimosas, Áries da Boa Idade e Bem-Estar. 

Com o Manoel Pereira, 67 anos, não teve moleza. Participou das oficinas e das modalidades esportivas. "Fiz muita coisa, teve oficina, piscina e outras atividades. É a segunda vez que venho e gosto porque a gente é muito bem recebido. Estou com a animação está lá em cima para a próxima, faz a gente se sentir muito bem", frisou. 

O tema deste ano, “Recontando histórias, revivendo memórias”, buscou trazer uma reflexão sobre as origens e raízes dos grupos participantes. Os idosos inscritos foram atendidos pela equipe de professores dos Programas de Esporte (Recife Ativo, Esporte no Compaz, Esporte é Fundamental e Esporte de Rendimento).   

Embora participante pela primeira vez de uma edição dos jogos, Marise Salvador, 66 anos, passou bastante longe de ficar acanhada. "Levei apito, bandeira, dancei tudo. Participei de todos os jogos que tinham. Volei, uns outros lá que nem sei nome. O que deu para jogar, eu entrei. Faço zumba com um grupo, fiquei sabendo e vim conhecer. Achei essa edição maravilhosa. Não perco mais. Adorei", elogiou, emendando já com um aviso para 2023. "Estarei na próxima, se Deus quiser, porque ainda estou toda durinha."