NOTÍCIAS

Impostos e Tributos | 01.09.22 - 18h07

Prefeitura do Recife encaminha 32 mil famílias para a Tarifa Social de Energia

img_alt

O prefeito do Recife assinou, nesta quinta-feira (1º), ofício com medida que garante desconto de até 65% na conta para pessoas de baixa renda, em parceria com a Neoenergia. (Foto: Iggor Gomes/PCR)

 

O prefeito do Recife, João Campos, assinou, nesta quinta-feira (1º), o ofício com o encaminhamento dos nomes das 32.312 famílias recifenses, regularmente inscritas no CadÚnico, que serão incluídas na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) pelo Grupo Neoenergia e terão benefício de até 65% de desconto na tarifa de energia. A medida refere-se ao Termo de Cooperação Técnica nº 03/2022 assinado entre a companhia energética e o Executivo Municipal.

 

“São mais de 32 mil famílias que estão no CadÚnico e não estão na tarifa social, e nós identificamos isso porque a gente fez o cruzamento de informação com o nosso banco de dados. É com isso que a gente sai ganhando, usando tecnologia a favor das pessoas. Essas famílias vão ter até 65% de desconto na conta de energia. Em um momento de uma crise muito grande, a gente vai possibilitar desconto para famílias que mais precisam”, definiu o prefeito João Campos.  

 

Com o número do CPF em mãos, o representante familiar cadastrado no CadÚnico pode verificar se seu nome consta na lista do benefício da tarifa reduzida dentro do Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/tarifa-social/). Nesse mesmo espaço é possível verificar a faixa de desconto conforme o consumo mensal de energia. Todas as pessoas beneficiadas receberão mensagem pelo WhatsApp oficial da Prefeitura do Recife (81.99117-1407) e carta com a informação. Quem precisar de outras orientações  também pode se dirigir a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. O Chief Technology Officer (CTO) da Prefeitura e vice-presidente da Emprel, Rafael Figueiredo, explicou o que fazer quando a pessoa está inscrita no CadÚnico mas o titular da conta não está. “Neste caso, após colocar o número do CPF, o usuário será conduzido para outra tela, em que irá preencher um formulário. Essas informações serão enviadas para a Neoenergia”, detalhou.

 

Somente no Recife, cerca de 90 mil famílias recebem o desconto na conta de luz por meio da tarifa reduzida. Para a garantia da continuidade do benefício é preciso que cada uma delas mantenha seus dados cadastrais atualizados junto ao CadÚnico a cada dois anos.A TSEE é destinada às pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Além desses pré-requisitos, cada um desses novos domicílios listados para receber o benefício precisa ter consumo mensal de energia de até 220 KWh o desconto pode variar entre 10% e 65%. A nova lista de famílias que passam a fazer parte do benefício da tarifa social foi gerada pela Prefeitura a partir dos dados da base cadastral do próprio CadÚnico.