Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 01.09.22 - 17h47

Prefeitura do Recife entrega Escola Municipal Padre Donino

img_alt

Unidade, no bairro de Casa Forte, foi municipalizada este ano e teve toda a sua estrutura requalificada, atendendo atualmente 188 estudantes da rede pública municipal. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

 

O programa Escola no Grau, que realiza requalificação, ampliação e construção de novas escolas municipais do Recife, segue avançando. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, entregou nesta quinta-feira (1°), mais uma nova unidade de ensino totalmente requalificada para os estudantes da Rede. A Escola Municipal Padre Donino, localizada em Casa Forte, na Zona Norte da cidade, foi municipalizada no início deste ano e já está acolhendo alunos da região. Antes, a instituição fazia parte da Rede Estadual de Ensino. O prefeito João Campos, durante o ato de entrega, destacou a importância da educação para a geração de oportunidades para os recifenses e a construção de uma cidade cada vez melhor.

 

“Serão R$ 200 milhões investidos na nossa Rede até 2024. O Escola no Grau é o maior pacote de investimentos em requalificação de estrutura de escola da história do Recife. Não é fácil fazer, mas é necessário e possível”, declarou o prefeito do Recife na cerimônia de entrega. João Campos ainda falou da emoção de estar presente na escola onde o seu pai, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, estudou na infância: “Eu lembro muito de meu pai falando de quando era aluno da (Escola) Padre Donino, e da relação que ele tinha com a escola e com o bairro. Ele nasceu e cresceu aqui. Quando eu vejo cada estudante aqui, eu lembro dele. Cada estudante aqui pode sonhar sem limites e pode ser o que quiser - ser presidente, prefeito, empresário, músico ou artista. E isso só é possível porque a educação possibilita isso”, afirmou, emocionado, o gestor.

 

A Escola Municipal Padre Donino foi toda requalificada, passando por uma restauração completa em toda a rede elétrica, troca de piso e revestimento, pintura, esquadria, forro e ar condicionado. A quadra da escola também foi totalmente reformada, ganhando nova pintura e reparos essenciais para melhor atender os estudantes. Desde o início do ano letivo, a unidade já está atendendo os estudantes da Rede Municipal. Ao todo, são 188 alunos divididos entre 10 turmas de Anos Iniciais, 1º ao 5º ano. “A gente está muito feliz hoje. É uma escola nova na nossa Rede Municipal, já que aqui era uma escola da Rede Estadual. A gente ampliou o número de matrículas. Temos o dobro do número de estudantes de antes da municipalização. O prédio foi completamente reformado - piso, revestimento, pintura, coberta, forro, refizemos ambientes como biblioteca e sala de recursos e a escola foi 100% climatizada”, celebrou o secretário de Educação Fred Amancio.

 

Gisele Conceição, 38 anos, trabalha em um restaurante. Ela mora em Casa Amarela e tem uma filha de 10 anos que é aluna do 5º ano da escola. De acordo com ela, tanto a filha, Ana Vitória da Cruz, como toda a família, estão felizes com as transformações realizadas na instituição. “Minha filha fala muito bem da merenda, e ela se admirou que agora tem ar-condicionado na sala. Praticamente tudo mudou aqui: a quadra, os banheiros, as salas, o refeitório, a frente da escola está muito bonita com brinquedos para crianças e jardim. Só tenho o que agradecer, está perfeita”, comentou ela.

 

ESCOLA NO GRAU - O programa Escola no Grau abrange cinco grandes eixos: ampliações, requalificações, construção de novas unidades educacionais, construção de quadras cobertas e construção de novas sedes, tornando a Rede Municipal de Ensino do Recife ainda mais confortável, segura e atrativa para profissionais e estudantes. Com investimentos na ordem de R$ 200 milhões, o Escola no Grau vai requalificar 200 escolas e creches até o final de 2024. A iniciativa foi lançada no último dia 30 de junho.