Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.09.22 - 17h45

Setembro Amarelo: Prefeitura do Recife oferece assistência à saúde mental

img_alt

Mês é voltado para reforçar alerta, com campanha dedicada à prevenção e conscientização contra o suicídio. (Foto: Divulgação/Sesau)

 

O cuidado com a saúde mental gera alertas para problemas que podem, muitas vezes, passar despercebidos ou serem confundidos, e até ignorados, pelo estigma relacionado aos transtornos mentais. E o Setembro Amarelo, campanha dedicada à prevenção e conscientização contra o suicídio, reforça a importância dessa assistência, que no Recife é realizada através dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife. 

 

Os atendimentos realizados nas 17 unidades (a lista pode ser conferida aqui: https://bit.ly/2Rz6fzo) espalhadas pelos Distritos Sanitários da cidade, representam um papel fundamental no processo de cuidado para os usuários. Isso porque é a partir deles que uma equipe multidisciplinar, composta por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, atende pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool ou alguma substância. 

 

Os Caps realizam atendimentos tanto para pessoas em situações de crise, como também em processos de reabilitação psicossocial. “O Setembro Amarelo nos dá a oportunidade de conversar, para além do tema específico, sobre a saúde mental geral das pessoas. E a população do Recife dispõe de diversos serviços que podem ser acessados nos momentos que apresentarem algum transtorno ou algum tipo de sofrimento mental ou emocional”, explica Luiz Carlos Almeida, da coordenação da Saúde Mental da Sesau. 

 

Esses centros funcionam de segunda a sexta-feira e o cidadão pode buscar o serviço de forma espontânea ou por encaminhamento de uma unidade da Atenção Básica. “Nesse atendimento, o usuário será acolhido e o profissional vai construir um Projeto Terapêutico Singular, envolvendo profissionais multidisciplinares, a partir da necessidade que o usuário apresenta”, complementa Almeida. 

 

SAMU PSIQUIÁTRICO - O Samu Psiquiátrico foi implementado, no Recife, em 1º de abril de 2017, com uma Unidade de Suporte Básico (USB) exclusiva para atender aos chamados de pacientes em surto psiquiátrico. De janeiro a agosto de 2022, as ambulâncias foram acionadas 1.945 vezes. Em casos de pacientes que estejam num quadro agressivo, há apoio da Polícia Militar para proteção da equipe e de Guardas Municipais, que ficam lotados na base central do SAMU, e são acionados simultaneamente para realizar o atendimento. A população pode contatar o serviço através do 192. 

 

SETEMBRO AMARELO - É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, visando conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde mental. O mês de setembro foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

ASSUNTOS: