NOTÍCIAS

Cultura | 01.10.14 - 08h56

Estudantes da rede municipal conhecem o Paço do Frevo

A visita ao espaço cultural é uma premiação pela arrecadação de vidros para coleta de leite materno numa gincana realizada nas escolas. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Ao som do frevo, ritmo característico da cidade do Recife, cerca de 40 alunos da Escola Municipal Vila São Miguel, do bairro de Afogados, fizeram uma visita o Paço do Frevo, na tarde desta terça-feira(30). No espaço cultural que é referência para projetos, atividades de documentação e valorização do ritmo, os estudantes aprenderam alguns paços da dança, conhecerem os estandartes dos blocos participantes do carnaval e aprenderam as diferenças entre frevo-canção, frevo de rua e frevo de bloco.

A atividade cultural foi organizada pela Secretaria de Educação do Recife através do Programa Saúde na Escola (PSE) como premiação pelo envolvimento dos alunos numa gincana que arrecadou vidros para a coleta de leite materno. O objetivo da atividade foi conscientizar alunos e pais sobre a importância da amamentação na fase inicial da criança. A ação foi promovida durante a Semana de Aleitamento Materno, realizada no mês de agosto. Além dos alunos da Vila São Miguel, também participaram da gincana os estudantes das escolas municipais Jardim Uchôa, em Areias, e Antônio Farias Filho e Professor Potiguar Matos, em San Martin. No final da gincana os vidros foram entregues à maternidade Bandeira Filho, em Afogados. Como todos os alunos se empenharam, a equipe do PSE decidiu presentear todos os participantes com a aula-passeio. Duas escolas visitaram o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, e as outras duas tiveram a oportunidade de conhecer o Paço do Frevo.

O estudante do 5º ano da Vila São Miguel, Lucas Cruz da Silva, ficou feliz em participar da gincana e em visitar o Paço do Frevo pela primeira vez. "Adorei ter ajudado os bebês e as mães que não têm leite, pois através dos vidrinhos que arrecadamos elas vão ter onde guardar o leite materno que é muito importante para a saúde das crianças. Também gostei de aprender várias coisas bacanas sobre o frevo".

A assistente de direção da Vila São Miguel, Joseane de Alcântara, destacou a importância do passeio cultural no auxilio à perpetuação da cultura. "As crianças estão muito felizes por terem percebido que todo o esforço delas está sendo recompensado com essa visita. Para elas é fundamental conhecer os espaços que mantêm viva a cultura da cidade", avaliou.